O Comitê Brasileiro de Túneis e Espaços Subterrâneos (CBT) promoveu o webinário “Túnel Urbano Raso sob Ferrovia: Desafios e Soluções” no início de setembro, transmitido ao vivo no canal do CBT no YouTube. O evento contou com a participação de Roberto Kochen, diretor da GeoCompany, e Danielle Melo, coordenadora de projetos, que compartilharam suas experiências na construção do túnel urbano em Mogi das Cruzes (SP).
Durante o webinário, os engenheiros detalharam os principais desafios do projeto, que resolveu o problema da divisão da cidade pela ferrovia, substituindo a antiga passagem de nível.
Segundo os engenheiros, a escolha por um túnel, em vez de um viaduto, foi tecnicamente mais vantajosa, apesar das dificuldades impostas pelos solos frágeis e pela baixa cobertura entre o túnel e a ferrovia.
Danielle Melo ressaltou ainda dois requisitos essenciais no projeto: minimizar as desapropriações e garantir que a operação da linha férrea não fosse interrompida durante a construção. Tanto a CPTM quanto a MRS mantiveram suas rotinas operacionais sem qualquer interferência.
Kochen destacou que o túnel foi concluído dentro do prazo e com um custo final mais baixo do que o de um viaduto, se considerados também os gastos com desapropriações. “O túnel não apenas solucionou o problema de mobilidade, mas também se provou mais vantajoso economicamente”, afirmou.
Confira o webinário completo aqui: https://www.youtube.com/live/QcXcerhweHU?si=S_bZfscJL1h0P_sS