“Predicting tool wear in soils and planning the cutter head intervention strategy” será o tema a ser discutido.
O Comitê Brasileiro de Túneis receberá os engenheiros Marc Comulada e Ulrich Maidl, representando a Maidl Tunnelconsultants GmbH & Co. KG – empresa parceira do CBT para mais um Webinário. “Predicting tool wear in soils and planning the cutter head intervention strategy” será o tema a ser discutido. O encontro virtual acontece no dia 28/1, às 17h, e será transmitido ao vivo pelo canal do Comitê no Youtube.
Os custos e o sucesso dos túneis escavados por tuneladoras dependem, dentre outros aspectos, de estimativas adequadas para o consumo de ferramentas de corte e das intervenções necessárias. O aumento do consumo de ferramentas e o aumento nas intervenções têm um impacto direto no desempenho da construção de túneis e muitas vezes resultam em disputas. Entretanto, a grande quantidade de variáveis que influenciam as taxas de desgaste das ferramentas, muitas destas não mensuráveis e/ou com um alto grau de incerteza, torna virtualmente impossível haver modelos confiáveis de previsão de desgaste das ferramentas nos solos.
Portanto, o planejamento da estratégia de intervenção e do consumo da ferramenta requer uma avaliação precisa das informações geotécnicas disponíveis e um conhecimento especializado dos aspectos relacionados ao processo TBM que influenciam o desgaste. Além disso, informações empíricas da literatura e de referências em geologias similares ajudam a definir, finalmente, o desgaste da ferramenta e a estratégia de intervenção. Apresentaremos neste webinário fatores a serem levados em conta para definir esta estratégia e como ela pode ser implementada dentro de uma estrutura de gerenciamento de risco.
Acompanhe e assista pelo canal: Comitê Brasileiro de Túneis CBT.
No momento em que o distanciamento social se tornou a principal medida de prevenção à Covid-19, o CBT lançou mão dos webinários como forma de promover e fomentar discussões relevantes a respeito das obras subterrâneas, além de capacitar os profissionais da área.
Os encontros online são realizados no canal oficial do Comitê Brasileiro de Túneis no Youtube. Esse meio alternativo está proporcionando, mesmo que virtualmente, a aproximação de profissionais, acadêmicos, estudantes e interessados em obras subterrâneas espalhados pelo Brasil. Os webinários são gravados e ficam à disposição do público para serem assistidos na íntegra a qualquer momento.
(Imagem: dusanpetkovic/iStock.com)