A maior tuneladora em atividade na América Latina, conhecida como “tatuzão”, chegou à futura estação Vila Formosa do Metrô, localizada na zona leste de São Paulo, no dia 29 de fevereiro. Foi concluído, assim, o primeiro ciclo de obras de expansão da Linha 2-Verde. A linha vai conectar a Vila Prudente à Penha. A expansão, quando concluída, tornará a Linha 2-Verde a mais extensa do sistema, com 23 quilômetros. Serão beneficiadas 1,2 milhão de pessoas.
A expansão da Linha 2-Verde terá 8.4 km, sendo 8km operacionais, e oito novas estações: Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva e Penha. O governo de São Paulo está investindo R$ 13,4 bilhões no projeto.
Dividida em duas etapas, a operação da tuneladora abrange primeiro o Complexo Rapadura até o Poço Falchi Gianini. Depois o equipamento será desmontado e remontado na estação Penha, para a segunda etapa de escavação em direção ao Complexo Rapadura. A previsão é que a primeira etapa seja concluída em 2026, seguida pela segunda etapa no ano seguinte.
Nomeado como “Cora Coralina”, em homenagem à poetisa brasileira, a tuneladora em uso na Linha 2-Verde tem aproximadamente 100 metros de comprimento, pesa cerca de 500 toneladas e é capaz de escavar e revestir até 15 metros de túnel por dia utilizando anéis de concreto. Ela apresenta uma roda de corte com 11,66 metros e conta com diversas estruturas de apoio.
Considerado o maior equipamento do tipo em funcionamento na América Latina, a “Cora Coralina” exige o trabalho de uma equipe de 150 pessoas, composta por engenheiros, mecânicos, técnicos e eletricistas, que trabalham em três turnos diários para manter a máquina em operação. Estima-se que serão necessários 4,2 mil anéis de concreto para revestir todo o túnel entre a Vila Prudente e a Penha.
(Fotos: Governo do Estado de São Paulo)