Segundo o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, existem aproximadamente 700 obras paradas, que vão desde pequenas escolas a megaempreendimentos como o Rodoanel Mario Covas – trecho Norte e o Monotrilho da Capital, totalizando a astronômica soma de 19 bilhões de reais, afirma matéria publicada no portal G1.
Obra vital para otimização logística e melhoria do tráfego na Grande São Paulo, o trecho Norte fecha o Rodoanel, beneficiando diretamente os municípios de São Paulo, Guarulhos e Arujá.
Após um investimento de 3,9 bilhões de reais, o Rodoanel Norte foi paralisado de forma açodada e abrupta em meados de 2018. O projeto conta com 13 túneis duplos de grande seção, com três faixas de rolamento, além de acostamento.
Na época da paralização, o empreendimento contava com túneis praticamente concluídos, com pavimento e eletromecânica já instalados, além de túneis em processo final de escavação, até mesmo ainda no revestimento primário.
Obras de reforço emergenciais, em pelo menos dois dos túneis em construção, tiveram que ser executadas durante o período de paralização, gerando mais prejuízos aos cofres públicos.
Somados a isso, o abandono da obra gerou degradação de muitas das estruturas, roubo de equipamentos já instalados e até a invasão de alguns trechos do traçado.
Marcado para 12 de janeiro do corrente ano, o leilão sob a forma de concessão do Rodoanel Norte, foi adiado.
Porém, há luz no fim do túnel: durante o evento na B3, o Governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, declarou a intenção de realizar a concessão do Rodoanel Norte ainda em março próximo. O valor estimado do contrato é de R$ 3,35 bilhões e o critério de julgamento será a menor contraprestação a ser paga pelo estado ao vencedor.
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