Julia da Costa de Moraes apresentou os principais cuidados e estudos preliminares feitos no projeto
A obra “Stuttgart 21: Túnel do Aeroporto” foi o tema abordado no último CBTym Talks. Engenheira civil na Ed. Züblin AG, Julia da Costa de Moraes, conduziu a apresentação e mostrou os trabalhos realizados até o momento no túnel, localizado em Stuttgart, Alemanha. O bate-papo aconteceu no dia 10/6 e foi moderado pelo vice-presidente do CBT Young Members, Alex La Flor, e por Juliene Oliveira, membro do grupo. A transmissão ao vivo foi realizada no canal do CBT YM no Youtube.
Avaliado em quase 500 milhões de euros, o projeto é um dos trechos do megaprojeto Stuttagrt 21, que tem ao todo 57 quilômetros de extensão e fica entre as cidades alemãs de Stuttgart e Munique. Em sua apresentação, Julia focou no projeto da estação subterrânea para o túnel do aeroporto de Stuttgart e explicou que a obra seria uma inovação em estações ferroviárias e de outras construções na cidade.
Durante a apresentação, a engenheira apresentou os possíveis traçados que foram analisados para avaliar a localização do túnel e as várias configurações das estruturas subterrâneas. Além disso, detalhou os principais cuidados e os estudos preliminares realizados antes do início do projeto. Julia citou diversos outros pontos importantes como a aquisição de terrenos, questões ambientais e logísticas, ressaltando a importância de se analisar o clima, a vegetação, e verificar os possíveis impactos decorrentes da obra que poderiam afetar a região.
Ao final, Julia mostrou e comentou algumas fotos da obra que está em andamento e comentou sobre questões como sequência de construção, cronograma e logística da obra. A engenheira encerrou a apresentação respondendo a todas as perguntas dos participantes.
Imagem: Cylonphoto/iStock.com