A próxima etapa do equipamento é o posicionamento e preparação para reiniciar a escavação até a Gávea, prevista para começar no segundo semestre de 2016, após a inauguração do trecho Barra – Ipanema marcado para julho.
Foram cerca de 100 pessoas, inclusive estrangeiros, trabalhando por turno na máquina. O shield foi construído sob medida para operar no solo carioca – uma mistura de rocha, areia e água. O modelo utilizado na obra do Rio de Janeiro é o maior na América Latina, com 11,5 metros de altura (equivalente a um prédio de quatro andares), um peso de 27 mil toneladas.
Grande parte do túnel foi escavado a 12 metros de profundidade, sempre pelo leito das ruas, minimizando o impacto das escavações para o entorno.
92,5% das obras estão concluídas
Segundo informado pela assessoria de imprensa da Linha 4 do Metrô, as obras de implantação da Linha 4 do Metrô chegam a 92,5% de conclusão e serão inauguradas em julho de 2016. Todas as cinco estações que estarão em operação antes dos Jogos Olímpicos (Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico) estão em fase de acabamento e já contam com acessos de passageiros, piso de granito, pastilhas decorativas e painéis artísticos instalados. As escadas rolantes e elevadores também estão em testes em algumas estações. Todas elas foram construídas de forma a garantir a acessibilidade dos passageiros, inclusive com rampas.
Em janeiro, os sistemas operacionais começaram a ser verificados: as avaliações de sinalização nos túneis, equipamentos de controle e até a energização das vias já ocorrem por fases.
As obras civis da ponte estaiada estão finalizadas. Em março, os colaboradores terminaram a colocação dos trilhos e executaram a última concretagem das vias por onde os trens vão passar. Também foi iniciada a instalação do sistema de sinalização em toda extensão da ponte. A próxima etapa será a iluminação cenográfica, assinada pelo artista das luzes Peter Gasper. Este é único trecho onde os trens da Linha 4 poderão ser vistos fora do subterrâneo.
Construída sobre o canal da Barra da Tijuca, a ponte ligará os túneis escavados em rocha à Estação Jardim Oceânico. Com 320 metros de comprimento e dois pilares de 72 metros de altura.
Linha 4 vai transportar 300 mil pessoas por dia
A Linha 4 do Metrô vai unir o Rio, integrar regiões e levar qualidade de vida a milhares de cidadãos. Esta é uma obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro e vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. O projeto representa a execução, de uma só vez, da mesma extensão de metrô subterrâneo existente no estado e é o maior legado em transporte que o Rio de Janeiro ganhará com os Jogos Olímpicos. A Linha 4 terá 15 novos trens, que já circulam com passageiros nas linhas 1 e 2.