O Webinário do CBT no dia 8/10 recebeu pela segunda vez o engenheiro Roberto Kochen. Ele é diretor técnico da GeoCompany, empresa parceira do CBT, e diretor do departamento de Engenharia do Habitat e Infraestrutura do Instituto de Engenharia.
Em sua apresentação, Kochen falou sobre o caso do túnel de dutos do Gasoduto Caraguatatuba – Taubaté (GASTAU). Com 4,9 km de extensão, o túnel foi escavado por um TBM de 6 metros de diâmetro em rocha, na Serra do Mar. Segundo o engenheiro, o túnel foi o primeiro caso de obra deste tipo a utilizar um TBM no Brasil.
O engenheiro lembrou que o uso do TBM reduz o prazo para a conclusão da obra, implica na contratação de um número menor operários, e facilita o uso de elementos pré-moldados de acabamento. Outro importante benefício é que o TBM permite o processo mecanizado e automatizado com registro computacional do direcionamento do túnel.
Roberto Kochen finalizou sua apresentação reforçando que é possível contar com estas máquinas tuneladoras para ajudar a construir as diversas redes de infraestrutura tão necessárias ao desenvolvimento econômico e social no Brasil.
Assista à gravação do Webinário CBT, e veja mais sobre o caso e a importância do TBM nas obras do Brasil:
(Imagem: Manu_Bahuguna/iStock.com)