Dos 70 países membros da ITA (International Tunnelling and Underground Space Association), 30 já contam com seus grupos de jovens tuneleiros – os Young Members. Durante o WTC 2016, que acontece em Bergen, na Noruega, os Young Members de todos os países presentes se reuniram. Dois novos grupos foram apresentados: Noruega, que conta com Young Members desde 2010, e Suécia, que reuniu os jovens em 2016. Foi relatado ainda o primeiro encontro regional de Young Members que aconteceu este ano, na Suíça. Na foto, Eloi Palma (meio), vice-presidente do Young Members brasileiro, Ricardo Miranda (esquerda) e Max Barbosa (direita), membros do YM Brasil.
Além disso, os jovens tuneleiros foram separados em grupos para participar de um workshop. O objetivo era levantar ideias sobre o futuro dos YM. “A maioria das ideias voltou-se à necessidade de melhorar a comunicação para que todos YM tenham acesso a um mesmo nível de informação”, lembra Eloi Palma, vice-presidente do grupo brasileiro e secretário executivo do CBT.
Afim de integrar mais os jovens tuneleiros de todo o mundo, os Young Members organizaram todos os dias corridas matutinas pelas ruas da cidade de Bergen. Além, é claro, da já tradicional confraternização na noite da segunda-feira do WTC.
A cada ano, dois integrantes da Diretoria do Young Members (ITA Youngg Members Steering Board) são renovados. Este ano, foram eleitos um membro da Austrália e um da Suíça. No Brasil, o presidente do Young Members é Marlísio O. Cecílio Jr.