O 6º Congresso Brasileiro de Túneis e Estruturas Subterrâneas (6º CBT) proporcionou uma experiência enriquecedora para engenheiros, estudantes e profissionais do setor. Com uma programação diversificada e palestras de alto nível, o evento foi elogiado por sua abordagem multidisciplinar, oportunidade de networking e apresentação de inovações tecnológicas.
A geóloga Gabriela Piazzetta, que apresentou artigos no congresso, disse que o evento trouxe diferentes visões sobre a engenharia de túneis, incluindo monitoramento e operação, que nem sempre são foco em projetos. A engenheira de estruturas Jullia Werner também destacou a importância do evento para aprofundar pesquisas e para interagir com colegas e empresas do setor.
A engenheira civil Ingrid Lozer elogiou a qualidade técnica das palestras e os temas inovadores. “Os cases do Metrô de São Paulo e a aplicação da inteligência artificial em túneis trouxeram conhecimentos valiosos para o nosso desenvolvimento profissional”, disse. Já o estudante Thiago Souza, que conheceu o evento pelas redes sociais, afirmou que cada palestra reforçou sua vontade de seguir nessa área.
Para Renato Gomes, engenheiro civil que atua na Linha 6 do Metrô, o congresso incentiva o compartilhamento de conhecimento e a pesquisa. “Foi minha primeira participação e está sendo uma experiência incrível, com debates sobre o futuro da indústria e novas tecnologias”, afirmou.
Guilherme Sanches, estudante e estagiário na área de geotecnia, também ressaltou a importância do congresso. Ele destacou a oportunidade de aprendizado com especialistas e a possibilidade de conhecer inovações do setor.