A PUC-Rio organizou o seminário Engenharia de Túneis no Brasil. O evento, que aconteceu no dia 4 de julho, contou com a presença do presidente da ITA e ex-presidente do CBT, Tarcísio Celestino, que abordou a história dos túneis. Com cerca de 80 participantes, o seminário foi dedicado aos alunos de pós-graduação e teve a coordenação de Alberto Sayão, professor da PUC-Rio e ex-presidente da ABMS.
Para Tarcísio Celestino, o tema do evento é muito importante tanto para alunos de pós-graduação como profissionais da área. “Apesar de não fazermos muitos túneis no Brasil, o nível de qualificação dos profissionais e o nível de pesquisa em programas de pós-graduação são surpreendentes”, comentou o palestrante. “O evento foi muito bom, teve um grande interesse do público, que ficou até o final fazendo perguntas e debatendo”.
Além de Celestino, o seminário contou com a palestras de Anna Laura Nunes, professora da COPPE-UFRJ e ex-presidente do Núcleo Rio de Janeiro da ABMS, que falou sobre casos de obras, e do diretor da JACMINAS, Guilherme Jacques de Moraes, que discorreu sobre monitoramento de túneis.
De acordo coordenador do seminário, Alberto Sayão, “o tema é bastante relevante e atrai a atenção de estudantes e profissionais porque, principalmente no Rio de Janeiro, houve muitas obras recentes durante as preparações para a Copa do Mundo e as Olimpíadas. As palestras foram muito interessantes. O público saiu muito satisfeito”.