No ultimo dia 11 de maio Pedro P. Cacciari, Ganhador do Prêmio Icaray da Silveira – ABMS (biênio 2014-2015), apresentou seu premiado trabalho Modelagem de túneis em rocha utilizando scanner a laser terrestre e redes discretas de faturamento, no auditório Centro Empresarial Villa Lobos Office Park.
O Palestrante falou sobre o mapeamento e análise das descontinuidades geológicas são extremamente importantes para modelagem de túneis em maciços rochosos.
No entanto, o processo de mapeamento manual dificulta a aquisição de dados geométricos de todas descontinuidades geológicas expostas na seção dos túneis.
A utilização de imagens 3D geradas por TLS possibilita a realização do mapeamento de forma digital, superando limitações e possibilitando a determinação dos parâmetros geométricos (orientação, comprimento e posição) de todas as descontinuidades.
Com este detalhamento, a quantidade de dados se torna grande o suficiente para aplicação de análises estatísticas sofisticadas e geração de DFNs por processos estocásticos.
O túnel Monte Seco (localizado na EFVM) foi utilizado como objeto de estudo para a aplicação destas técnicas e automatização de procedimentos que possibilitam a geração de modelos descontínuos semelhantes ao maciço rochoso local.
Estes modelos são utilizados para realização de análises de estabilidade pelo método dos elementos distintos (3DEC).
O Comitê Brasileiro de Túneis agradece pela participação e parabeniza ao ganhador do premio Pedro P. Cacciari e seu Orientador Prof. Dr. Marcos Massao Futai.