Com o apoio de seu tutor, Werner Bilfinger, o engenheiro Alexandre Lopes dos Santos, membro do Grupo de Jovens Tuneleiros, realizou uma palestra no dia 17 de dezembro de 2015 onde apresentou as tendências atuais na prática de projetos de escavações, os tipos de métodos de cálculo disponíveis e mais utilizados, discutindo as vantagens e as dificuldades usualmente encontradas. A palestra lotou o auditório da ABMS/ CBT, com mais de 50 participantes.
O tema central sobre Modelagem Numérica em Projetos de Escavações trouxe à tona alguns aspectos práticos, como a obtenção de parâmetros de cálculo através de ensaios de campo e de laboratório, relação entre o túnel real e modelo numérico, e a comparação dos resultados obtidos com medidas de instrumentação.
A palestra também apresentou problemas frequentes que são rotina e, às vezes, dão muita dor de cabeça para os engenheiros que trabalham com modelagem numérica. Alexandre Lopes também falou sobre bugs e dicas de solução, convidando todos para interagirem e compartilharem experiências.
Encerrando o encontro foi realizada uma mesa redonda com as presenças dos engenheiros Luis Eduardo Sozio, Rafael Modesto, Werner Bilfinger e Fernando Abreu.