Amigos Tuneleiros,
É com grande satisfação que meus colegas da diretoria, Jairo Pascoal Júnior, Cássio Abeid Moura, Eloi Angelo Palma Filho, Fernando Leyser Gonçalves, e eu iniciamos o biênio 2017-2018. A maioria de nós trabalhou junto para o CBT no biênio 2015-2016, sob a presidência do Prof. Tarcísio B. Celestino, que em maio de 2016 alçou voos mais altos e assumiu a presidência da ITA-AITES – International Tunneling and Underground Space Association, e a partir de 2017 está focado nos desafios da associação internacional. O objetivo principal desta nossa diretoria é dar continuidade ao trabalho iniciado em 1991 pelo Prof. Sergio Fontoura e que as diretorias seguintes, lideradas pelos presidentes Argimiro, André, Akira, Tarcísio e Hugo, exerceram com tanta competência e dedicação.
Assumo a presidência do CBT na maior crise da engenharia que já vivi. Empresas encolhendo e desaparecendo, colegas perdendo o trabalho e se mudando para outros países: a falta de perspectiva é o panorama atual. O que estava e está errado precisa ser corrigido e espero que todo este esforço e sofrimento ajude a criar um país melhor para os nossos filhos e netos. Mas, como dizem que “crises são oportunidades”, nós da diretoria estamos com planos e ideias para os próximos 2 anos que eu gostaria de compartilhar com vocês:
Em abril deste ano, teremos o maior evento de túneis do Brasil, o 4o Congresso Brasileiro de Túneis que, este ano, ocorre junto com o Latin American Tunneling e com o 9th International Symposium on Geotechnical Aspects of Underground Excavations in Soft Soil. Esperamos grande participação de brasileiros e estrangeiros no evento que terá palestras técnicas, apresentação de trabalhos e mais de 30 expositores.
Vamos organizar este ano um seminário sobre práticas contratuais, tema atual e que tem gerado polêmicas, “claims” e conflitos na grande maioria das contratações das obras que envolvem o uso do espaço subterrâneo. O objetivo é colocar juntos neste fórum proprietários, construtores, projetistas, seguradores e legisladores. Outros simpósios e seminários seguirão. Além dos eventos maiores, vamos continuar promovendo nossos eventos técnicos periódicos, no final da tarde, com palestras e workshops sobre os mais diversos temas desta nossa especialidade tão fascinante.
A participação da elaboração de normas na ABNT tem muitas vezes sido negligenciada pelos profissionais e temos por objetivo que o CBT se faça presente e opine ativamente na elaboração das normas relevantes para túneis. Já estamos participando ativamente do CB-24, que trata da segurança contra incêndios.
Os Jovens Tuneleiros (CBT-YM – Young Members) continuarão tendo nossa atenção especial, com palestras e visitas.
Working Groups, encontros sociais dos tuneleiros, as comitivas para os WTC ́s, os eventos Ecos do WTC, tudo isto e muito mais está nos nossos planos. Mas talvez o plano mais ambicioso seja dar continuidade à elaboração do livro de projetos e construção de túneis, objetivo antigo do CBT. Estamos buscando formas de tornar este sonho uma realidade e toda ajuda será bem vinda!
Estamos ansiosos por tudo que está por vir e por ser feito! E esperamos comentários, sugestões e muita participação dos nossos amigos tuneleiros!
Mãos à obra!
Werner Bilfinger
Presidente do Comitê Brasileiro de Túneis