Maurício Luiz Grochoski Garcia, da Master Builders Solutions, explicou as vantagens e a aplicação desse método em túneis.
O Comitê Brasileiro de Túneis realizou mais um Webinário CBT no dia 23/7. O convidado foi o engenheiro Maurício Luiz Grochoski Garcia, líder da equipe UGC e Infraestrutura Brasil na empresa Master Builders Solutions, associada coletiva do CBT. Com a mediação do presidente do Comitê, Jairo Pascoal Júnior, o tema do encontro foi “Membranas projetadas para impermeabilização de túneis”, transmitido ao vivo pelo YouTube.
Maurício apresentou um grupo de produtos e sistemas para as soluções de revestimentos impermeabilizantes para túneis, levando em consideração o resultado final desejado. O primeiro deles foi uma solução com mantas, um sistema drenável e um dos mais usados no Brasil. Ele apresentou os desafios associados a esse método e o passo a passo da instalação.
Falando sobre os métodos alternativos, o palestrante apresentou a impermeabilização com membranas projetadas. Segundo Garcia, uma das vantagens dessa solução é a possibilidade da aplicação em uma única etapa. Além disso, ela tem uma boa impermeabilidade, instalação rápida e fácil, e um custo de manutenção baixo.
O engenheiro explicou como o produto é produzido e suas propriedades, falou sobre as etapas de aplicação e o equipamento necessário. Em sua apresentação, ele abordou ainda como fazer a substituição da manta pela membrana projetada e como ela funciona com o concreto projetado, além de mostrar estudos e casos de obra com o método.
Outro ponto abordado pelo palestrante foi a possibilidade de otimização do projeto do revestimento dos túneis, levando em consideração a transferência de esforços entre o revestimento primário e o revestimento secundário proporcionado pela dupla aderência da membrana projetada, o que resulta na redução da espessura total do revestimento.
Sobre esse tema, vale destacar o lançamento de um manual para dimensionamento e projeto, o “Handbook on Composite Shell Lining with MasterSeal 345”. O manual apresenta um extenso grupo de informações que permitem a análise e projeto de estruturas subterrâneas estanques, compostas de uma membrana impermeabilizante projetada duplamente aderida entre as camadas de concreto (CSL – Composite Shell Linning), bem como a redução na espessura total do revestimento de túneis em comparação ao sistema de revestimento tradicional (DSL – Double Shell Linning).
O manual está disponível gratuitamente aos projetistas mediante cadastro no site da Master Builders, acesse aqui.
Assista ao webinário completo:
Imagem: TokioMarineLife/iStock.com