– Esse é um momento importante da obra. O primeiro trecho do túnel do Leblon está totalmente liberado e iniciamos hoje a colocação dos trilhos entre Jardim de Alah e Antero de Quental. O Tatuzão segue em direção ao final do Leblon, na Avenida Visconde de Albuquerque, para perfurar os últimos 700 metros de vias e fazer a conexão com os túneis que vêm de São Conrado e da Barra da Tijuca. Do ponto de vista de engenharia, a obra segue rigorosamente dentro do cronograma, com a confirmação da conclusão no dia 1º de julho de 2016, prazo que temos para iniciar a operação especial com vistas aos Jogos Olímpicos e, claro, ao atendimento da nossa população – disse Osorio.
A estação já conta com piso de granito no andar de acesso dos usuários. As paredes, bilheterias, salas técnicas e enfermaria já receberam pastilhas decorativas, as plataformas de embarque e desembarque estão sendo construídas e serão finalizadas após a saída do ‘Tatuzão’. Também já foram instaladas as coberturas nos dois acessos de passageiros e a escada rolante no acesso pela Rua General Urquiza.
A escavação entre a estação Antero de Quental e o Alto Leblon está sendo feita em duas etapas. A primeira, de 400 metros, compreenderá o trecho entre a Praça Antero de Quental e a Avenida Visconde de Albuquerque, onde foi construído um poço de acesso ao ‘Tatuzão‘. Nesse local, a parte frontal do equipamento, que faz a perfuração, será substituída para permitir que ele possa realizar a escavação em rocha. O segundo trecho, de 300 metros, inicia-se nesse ponto da Avenida Visconde de Albuquerque até o Alto Leblon, na altura da Rua Igarapava, onde haverá a conexão do túnel da Barra da Tijuca com o que está sendo escavado pelo ‘Tatuzão’.
A Linha 4 do Metrô é uma obra do Governo do estado do Rio de Janeiro e vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações (Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico) e 16 quilômetros de extensão. O projeto representa a execução, de uma só vez, da mesma extensão de metrô subterrâneo existente no estado e é o maior legado em transporte que o Rio de Janeiro, seus habitantes e visitantes ganharão com os Jogos Olímpicos. Com a Linha 4, será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos.
Integração tarifária entre Metrô, BRT e ônibus municipais será implantada até junho
As secretarias de Estado e Municipal de Transportes assinaram, na última semana, convênio para promover a integração tarifária entre os BRTs e os ônibus municipais do Rio com o metrô. As tratativas já estão em andamento para definição da metodologia e a previsão é de que essa integração tarifária comece a valer no primeiro semestre de 2016. A medida, que faz parte do processo de integração e otimização do sistema de mobilidade do Rio de Janeiro, vai gerar uma economia aos passageiros que utilizam os dois modais, agilizar o embarque, já que não será necessária a aquisição do segundo bilhete e incentivar o uso do transporte público.
– Esse é mais um legado do processo de integração propiciado pelos Jogos Olímpicos e um grande benefício aos usuários do transporte público. Essa era a última integração de massa que faltava no Rio de Janeiro. Com essa integração esperamos que mais pessoas deixem o carro em casa utilizando os modais de alta capacidade, no caso o BRT e o metrô – afirmou o secretário Osorio.
FONTE: Jornal do Brasil – veja notícia original aqui