Como parte das atividades do Grupo de Young Members do CBT, o Comitê tem criado formas de interação com os jovens. Em agosto, perto da realização da Concrete Show 2015, foi realizado um chamado para os jovens que tivessem interesse de participar do evento. “A ideia era sortear algumas inscrições gratuitas para a Concrete. Recebemos 34 inscrições e contemplamos cinco jovens membros”, explica Marlísio Jr, chairman.
Veja alguns dos depoimentos:
Pablo Henrique Ferreira Soares:
A participação na 9ª Edição do Concrete Show South América 2015 foi extremamente impactante em minha vida profissional. Como discente do curso de Engenharia Civil, pela universidade Presbiteriana Mackenzie, não poderia ter tido uma oportunidade melhor.
As palestras com cunho muito técnico não foram obstáculos, mas uma forte injeção de ânimo despertou o desejo e a necessidade de ser um profissional diferenciado e melhor qualificado.
No meio acadêmico tudo é muito perfeito, porém sabemos que não é bem assim na prática e, ao longo das exposições, tive a chance de sentir como as coisas funcionam na prática e soluções adequadas.
A CBT está de parabéns pela promoção destinada aos Young Members. As sessões técnicas no evento foram de grande valia e agregaram um conhecimento enorme para a minha carreira profissional.
A participação no grupo jovenstuneleiros faz diferença no conhecimento transmitido sobre a área, já que na Universidade os estudos sobre túneis são muito escassos.
Espero sempre ter a honra de participar de eventos tão importante como esse, pois experimentar oportunidades como essa, desperta ainda mais o interesse pela área.
Maryanna Lucas:
Primeiramente gostaria de agradecer por proporcionarem essa experiência única que a mim foi concedida de estar presente no Concrete Show.
Agradecer ao Engenheiro Alexandre Mahfuz pelo conhecimento fornecido, pela acessibilidade e prontidão em esclarecer as dúvidas e auxiliar nossa busca por mais informações.
A palestra foi incrível, envolvente, sucinta e bem explicativa!
Gostaria de parabenizar o CBT e o Comitê Jovem pela iniciativa de propor esta oportunidade para nós jovens apaixonados pela engenharia subterrânea. O grupo já influenciou de forma considerável minha vida profissional não só pela experiência vivida no Concrete Show, mas pelos informativos recebidos diariamente que nos atualizam em relação a todas as novidades sobre túneis e afins.
Espero que existam mais ações tão engrandecedoras como esta e que eu também possa contribuir para o crescimento do grupo!
Thiago Pereira Perez:
A palestra realizada na Concrete Show 2015 ministrada pelo engenheiro Alexandre Mahfuz sobre TBM EPB e Anéis em Concreto para Sistema Shield no Metrô do RJ foi excelente do ponto de vista técnico.
Foi possível entender o método construtivo adotado, assim como a produtividade na escavação do túnel. Outro ponto a se ressaltar foi a didática do palestrante ao falar sobre o sistema de produção dos anéis de concreto, no caso o Sistema Carrossel.
A iniciativa do Grupo Jovens Tuneleirosna minha opinião é fantástica do ponto de vista que muito jovens, assim como eu, tem curiosidade sobre o tema de túneis, porém diferente do meu caso e de algum outros, não conseguem emprego na área relacionada ao túneis, restando apenas o estudo teórico.
O grupo por sua vez vem com a proposta de levar o ambiente, as experiências e relatos de profissionais na área, sendo de fundamental ajuda para nós, para queno futuro saibamos como prosseguir na área de túneis.
Hoje posso afirmar que o grupo já tem um impacto significativo na vida profissional, pois a cada evento adquiro conhecimentos novos que além de poderem ser aplicados no meu emprego, serviram para trabalhos futuros, tanto acadêmicos, quanto no mercado de trabalho.
Eu espero que o Grupo de Jovens Tuneleiros e o CBT promovam mais palestras, cursos voltados para a área de túneis e talvez visitas técnicas a algumas obras.
Giulia Ribeiro Casarin:
Eu fiquei muito feliz ao ser sorteada para a palestra no Concrete Show. Durante as apresentações eu pude aprender um pouco mais a respeito dos anéis pré-fabricados da TBM, diferenças práticas e financeiras entre o pavimento asfáltico e de concreto e também sobre a situação das estradas de ferro brasileiras.
Esta oportunidade dada ao grupo dos Jovens Tuneleiros é ótima para a vida profissional, propiciando um ambiente de interação entre jovens com os mesmos objetivos e com as mesmas dificuldades a serem encontradas no caminho.
Como próximas ações do grupo, espero ter mais oportunidades como esta, receber divulgação a respeito dos próximos congressos, formar um grupo de ajuda para a elaboração de artigos e divulgações sobre a engenharia no Brasil.
Sugestão: Divulgar também empresas que estão em busca de estagiários e também profissionais disponíveis no mercado!
Saiba mais sobre o Grupo de Jovens Tuneleiros do CBT clicando aqui.