O Comitê Brasileiro de Túneis (CBT) está passando por uma transição significativa na sua Diretoria. A geóloga Daniela Garroux, que ocupava o cargo de presidente, cedeu seu lugar ao engenheiro civil Jean Pierre Ciriades, anteriormente vice-presidente do Comitê. Daniela deixa a Presidência para assumir novos compromissos profissionais na empresa Hatch, em Vancouver, Canadá. O anúncio foi feito durante o Ecos do WTC 2023, que aconteceu no dia 22/6. Saiba como foi o evento aqui.
Jean Pierre expressou sua gratidão e entusiasmo ao assumir a posição. “Receber a tarefa de presidir o CBT é uma grande honra. Uma posição que já foi ocupada por profissionais e acadêmicos do mais alto gabarito, que sempre admirei. É uma enorme responsabilidade”, declara.
Jean Pierre reconheceu o excelente trabalho iniciado pela colega e amiga Daniela Garroux e se comprometeu a dar continuidade a essa trajetória de sucesso. O engenheiro está determinado a enfrentar os desafios que se apresentam e manter o alto nível de trabalho do CBT.
Uma das principais metas de Jean Pierre é promover a integração da comunidade tuneleira e estimular a troca de conhecimentos entre os representantes de todas as etapas do ciclo de vida de um túnel e entre as diferentes disciplinas envolvidas. “Vamos chamar para o jogo os profissionais ligados a sistemas, os profissionais do setor de riscos e seguros, nossos colegas da mineração, que têm muito a nos ensinar, e os nossos arquitetos e urbanistas”, diz
Jean Pierre acredita que o espaço subterrâneo é uma estrutura valiosa para desenvolver cidades voltadas às pessoas. Ele pretende conscientizar esses profissionais sobre as oportunidades oferecidas pelo meio urbano subterrâneo, a fim de estabelecer uma parceria sólida e produtiva.
O novo presidente do CBT mencionou o esforço na organização de eventos importantes, como o Tunnel Day e o 6º Congresso Brasileiro de Túneis. Ele destacou também o desenvolvimento da Norma ABNT de Inspeção de Túneis e manifestou o interesse em colaborar com outros parceiros na criação de cursos focados na capacitação e qualificação de profissionais de ATO (Acompanhamento Técnico de Obras) e Inspetores.
Jean Pierre ressaltou a importância do trabalho iniciado pela ex-presidente Daniela, juntamente com Maristela Sehn e Victor Augusto Lima, na promoção dos Young Members. Ele pretende continuar incentivando os jovens profissionais a se aproximarem do Comitê, destacando o Prêmio Figueiredo Ferraz como porta de entrada.
“O CBT estará sempre aberto para trocarmos conhecimento e ajudarmos no desenvolvimento da infraestrutura do nosso país”, comenta Jean Pierre.
Jean Pierre Ciriades é engenheiro civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Possui mais de 20 anos de experiência em projetos, consultorias e acompanhamento de túneis em solo e em rocha, em obras de saneamento, obras metroviárias, ferroviárias e rodoviárias, além de projetos de grandes contenções, barragens de terra e projetos de estruturas. Atuou durante 15 anos na Maffei Engenharia, tendo sido responsável por inúmeros projetos. Atua hoje na Diretoria de Gestão de Ativos da Vale S.A., como engenheiro especialista em túneis e fundações, tendo sido o coordenador das normas de túneis, de fundações e de estruturas de contenção da empresa.