O Comitê Brasileiro de Túneis é uma entidade de caráter técnico-científico ligada à Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica. Fundado em 1990, o CBT reúne profissionais, acadêmicos e empresas da área para discutir questões de túneis e propor soluções subterrâneas para a infraestrutura, transporte, saneamento, mineração e energia elétrica, visando sempre o bem estar e a segurança da sociedade.
Os laços entre o CBT e a ITA – Associação Internacional de Túneis e do Espaço Subterrâneo – foram estreitados pelo trabalho do CBT e de André Assis, presidente na gestão 1999-2002, integrado ao Conselheiro Executivo da ITA em 1995, quando o Brasil conquistou o direito de organizar o ITA WTC 1995. André presidiu também a entidade internacional de 2001 a 2004, sempre contando com o apoio do Comitê Brasileiro de Túneis. A partir daí, uma parceria foi estabelecida e, hoje, o Brasil é um importante membro da ITA para disseminar conhecimento e novas técnicas na América Latina.
Tarcísio Barreto Celestino, ex-presidente do CBT, presidiu também a ITA, de 2016 a 2019. Ele chegou à presidência após contribuir com a ITA e o CBT também como membro do ExCo, depois sendo eleito vice-presidente e então presidente em 2016, na Assembleia Geral da entidade, em São Francisco, nos Estados Unidos.
Em 2009, o CBT se tornou sócio-fundador do Comitê de Formação e Treinamento da ITA. Conhecido como ITACET, o grupo é responsável pela promoção de cursos de especialização em túneis para empresas e países de todo o mundo. André Assis foi seu presidente-fundador e permaneceu à frente da entidade até 2013.
O CBT entrou para a história das obras subterrâneas do Brasil ao lançar o livro Túneis do Brasil, em 2006. O objetivo foi o de contar a história da engenharia tuneleira do país. Para isso, o CBT contou com a participação de toda a comunidade de engenheiro de túneis do Brasil. O livro reuniu e revelou coisas que até os especialistas desconheciam antes da publicação.
Nestas quase quatro décadas, o CBT realizou importantes eventos. Foram cinco Congressos Brasileiros de Túneis, em 2004, 2008, 2012, 2017 e 2021. Em 2010, o Comitê promoveu o evento comemorativo de 20 anos, com um seminário internacional sobre “Soluções Subterrâneas para Megacidades”. O evento teve a participação de autoridades brasileiras e do presidente da ITA.
Nos anos de 1998 e 2014 o CBT organizou o Congresso Mundial de Túneis da Associação Internacional de Túneis e do Espaço Subterrâneo (ITA WTC), sendo a edição de 1998 em São Paulo (SP) e a de 2014 em Foz do Iguaçu (PR).
Em 2015, o Comitê comemorou 25 anos de atuação e preparou novos eventos como II SIMES-2015, que aconteceu nos dia 1 e 2 dezembro, no Instituto de Engenharia, na capital paulista.
Em 2016, o CBT participou do WTC’2016, nos dias 22 a 28 de abril, em São Francisco (EUA). O CBT inovou com dois estandes e teve ampla participação dos associados corporativos.
Em 2017, o Comitê Brasileiro de Túneis (CBT) organizou o 4° Congresso Brasileiro de Túneis (4°CBT) e o LAT – Latin Amerian Tunneling, no Centro de Convenções Rebouças nos dias 4 a 6 de abril, após o sucesso das três edições anteriores desse congresso que ocorreram em 2012, 2008 e 2004 na cidade de São Paulo. Nessa edição, o CBT inovou e, com a parceria da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), foi organizado em paralelo e integrado ao congresso o 9º Simpósio Internacional de Escavações Subterrâneas em Solo, promovido pelo CBT, ABMS e TC 204 da ISSMGE (International Society of Soil Mechanics and Geotechnical Engineering).
Em 2019, o CBT realizou o FloripaTUN, nos dias 21 e 22 de fevereiro, no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis (SC), com participantes de todo o mundo. Após o FloripaTUN, o CBT sediu a reunião do Executive Council da ITA, no dia 23 de fevereiro.
Em 2021, apesar dos desafios da pandemia de COVID-19, o CBT logrou organizar mais um bem-sucedido congresso, o 5° Congresso Brasileiro de Túneis (5°CBT) e o LAT – Latin Amerian Tunneling, no Centro de Convenções Frei Caneca. Em um cenário adverso, o 5º Congresso Brasileiro de Túneis recebeu, em São Paulo, um público total de 500 pessoas durante os dias 1 e 4 de dezembro. Empresas, profissionais, acadêmicos e estudantes se reuniram novamente, a maioria pela primeira vez, desde o início da pandemia de Covid-19. O Congresso representou a retomada do mercado, que já está em andamento, e principalmente o reencontro de uma comunidade que sempre foi muito unida. Embora tenha acontecido em formato híbrido, o evento concentrou grande parte do público presencialmente. No terceiro dia de Congresso, foram realizados o Latin American Tunnelling e o Tunnel Day, tradicional evento do CBT. O 5º CBT contou ainda com visita técnica à Rodovia dos Tamoios e curso sobre Túneis Mecanizados.
Desde sua fundação, o Comitê Brasileiro de Túneis teve dez presidentes:
O Comitê Brasileiro de Túneis foi fundado em novembro de 1990, como parte da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, a ABMS. O CBT nasceu com o objetivo de reunir a comunidade técnica do Brasil e conscientizar a sociedade sobre as vantagens das obras subterrâneas.
Em busca deste objetivo, o CBT procura promover, constantemente, eventos que levam os túneis ao centro das discussões. Encontros e palestras são realizados frequentemente, com especialistas nacionais e internacionais que contam suas experiências.
Para informar seus sócios e colaboradores, o CBT tem o boletim eletrônico CBT@News, que traz notícias sobre túneis e divulgação de eventos que possam ser de interesse dos engenheiros de túneis do Brasil.