O FloripaTUN – Seminário Internacional de Túneis – foi realizado em Florianópolis (SC) nos dias 21 e 22/02/19.O Seminário recebeu 150 participantes de diversas partes do Brasil e do mundo. O evento colocou em evidência temas relevantes para a comunidade tuneleira, além de obras interessantes e técnicas utilizadas internacionalmente.
No primeiro dia, palestrantes brasileiros exploraram assuntos como escavações com jato d’água, os túneis do contorno de Caraguatatuba, a indústria 4.0 e a indústria tuneleira, estabilidade de escavação e esforços no revestimento: dois requisitos da modelagem de túneis, concreto projetado, além do tema big data e inteligência artificial na indústria tuneleira.
O segundo dia foi reservado aos palestrantes internacionais, que abordaram os seguintes temas:
Um dos destaques do congresso foi a participação ativa da plateia nas discussões que sucederam as palestras. “O público estava realmente muito interessado”, lembra Adriano Saldanha, secretário geral do CBT que conduziu o evento. “Isso enriquece imensamente o debate e torna o congresso ainda mais bem-sucedido”.
A indústria também esteve presente no FloripaTUN. Sete empresas patrocinaram o evento, levando ao público suas soluções – serviços e produtos do mercado tuneleiro.
“O balanço é muito positivo”, afirma Jairo Pascoal Júnior, presidente do CBT. “Por ser o primeiro evento desta nova diretoria, tinha aquele friozinho na barriga. Mas tivemos ótimas discussões, o que nos motiva a fazer outros encontros regionais, buscando outros mercados para os quais o CBT possa mostrar os benefícios do uso do espaço subterrâneo”.
No dia 23 de fevereiro, Florianópolis sediou a reunião do Conselho Executivo (ExCo) da ITA, sob o comando de Tarcísio Barreto Celestino, presidente da Associação Internacional. Esta é a reunião que antecede a Assembleia Geral da ITA, que será realizada em maio, em Nápoles, na Itália, durante o Congresso Mundial de Túneis 2019. “É o momento de organizar tudo o que será apresentado na Assembleia Geral”, explica Celestino.
“Para o CBT, é uma honra muito grande receber em nosso país uma reunião da ITA”, ressalta Jairo. “Para a Diretoria do CBT, estar em contato com os membros da ITA – que são expoentes da indústria internacional – expande as nossas redes, a nossa zona de permeabilidade na comunidade tuneleira internacional. Além do ganho técnico trazido pelos debates com estes grandes nomes”.
Para saber mais sobre a reunião do ExCo da ITA, acesse aqui.