O Prêmio é concedido pelo CBT como reconhecimento ao melhor trabalho de alunos de graduação.
As inscrições para o Prêmio Prof. Figueiredo Ferraz já estão abertas. O prazo vai até o dia 31 de julho deste ano. Concedido pelo Comitê Brasileiro de Túneis, o Prêmio, que está na sua 5ª edição, reconhece o melhor Trabalho de Conclusão de Curso ou de Iniciação Científica de alunos de graduação realizado em instituições brasileiras nas áreas de projeto e construção, operação, manutenção e reforço de túneis, obras subterrâneas e planejamento do espaço subterrâneo.
Enrique Vega Leon, diretor ad hoc do CBT e organizador do Prêmio este ano, vê de duas maneiras a importância do evento e da participação dos estudantes. “A primeira é valorização da produção científica e técnica sobre as obras subterrâneas e do uso do espaço subterrâneo”, diz. “Além disso, a promoção da participação para profissionais que estão iniciando a carreira dentro dessa área.”
Poderão concorrer trabalhos submetidos e apresentados no ano da edição do Prêmio ou no ano anterior, sempre tendo entre seus autores alunos de graduação. Trabalhos que tenham sido premiados em edições anteriores não poderão ser reapresentados. Além disso, trabalhos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso também poderão ser contemplados, a critério do orientador.
Uma das novidades dessa edição é a plataforma de inscrição, o site EasyChair, que é exclusiva para a submissão dos trabalhos e acompanhamento da premiação. As inscrições deverão ser feitas através de um documento (de no máximo duas folhas) enviado pelo orientador do trabalho. Acesse o site através deste link: https://easychair.org/cfp/pff21.
A seleção do melhor trabalho submetido será feita entre os meses de agosto e setembro por um júri de três avaliadores. “São profissionais que atuam na área há algum tempo e com trajetória reconhecida pelo mercado”, conta Vega Leon.
Os vencedores serão anunciados durante o Tunnel Day 2021, que acontecerá no 5º Congresso Brasileiro de Túneis e Estruturas Subterrâneas, dia 4 de dezembro de 2021. O primeiro e segundo colocados receberão um certificado e ganharão inscrições para o próximo Congresso Brasileiro de Túneis e inscrições como associado titular na ABMS e no CBT. O primeiro lugar terá direito a anuidade gratuita por dois anos e 1 salário mínimo, já o segundo, por um ano.
Confira o regulamento completo do Prêmio Prof. Figueiredo Ferraz clicando aqui.
Acesse o manual para saber como fazer a inscrição e a submissão de resumo.