O ano de 2018 foi movimentado para o CBT-Young Members – o Grupo de Jovens Tuneleiros do Comitê Brasileiro de Túneis. Organização de eventos, palestras de membros do YM em Universidades, visitas ao Metrô de São Paulo e presença ativa nas redes sociais foram as principais atividades do Grupo.
“A participação em atividades do CBT-Young Members não é restrita aos associados ao CBT”, ressalta Fernando Abreu, presidente do Grupo. Para participar como Young Member, basta ter menos de 35 anos e se inscrever gratuitamente no site do Comitê. Acesse aqui para saber mais.
(Na foto, os palestrantes do encontro realizado no dia 23 de maio de 2018 com os membros da presidência do CBT-YM. Da esq. à dir.: a geóloga Carolina de Athayde, da IDS Brasil; o engenheiro de telecomunicações Javier García Robles, da TRE Altamira; o vice-presidente do CBT-YM, Alex Nowak La Flor e o presidente do CBT-YM, Fernando Abreu.)
O primeiro evento promovido pelo Young Members foi em conjunto com as empresas IDS Brasil e TRE Altamira, no dia 23 de maio de 2018. O tema “Monitoramento de obras de túneis a partir do espaço” foi abordado pela geóloga Carolina de Athayde, da IDS Brasil, e pelo engenheiro de telecomunicações Javier García Robles, da TRE Altamira .
No dia seguinte (24/05), o engenheiro Fernando Abreu, presidente do CBT-Young Members, visitou o Instituto Mauá de Tecnologia para ministrar a palestra “Inovações em Obras Subterrâneas” durante a Semana Mauá de Inovação, Liderança e Empreendedorismo de 2018. A palestra, aberta aos alunos de graduação do Instituto, recebeu principalmente alunos de engenharia civil. Na ocasião, os graduandos também tiveram a oportunidade de conhecer as atividades do CBT e do Grupo de Jovens Tuneleiros.
Já no dia 23 de junho, o Grupo realizou a visita às obras de extensão da Linha 4 – Amarela do Metrô de São Paulo (foto à esquerda). Os jovens tiveram a oportunidade de conhecer, na prática, aspectos construtivos de túneis executados pela metodologia convencional – NATM. A visita incluiu uma breve passagem pelo trecho de uma futura estação, construída pelo método cut-and-cover (ou vala a céu aberto), com a utilização de paredes diafragma. Em seguida, os visitantes desceram através do poço de acesso até os túneis – principal e de acesso – ainda em construção.
Em julho, o químico Renan Pícolo Salvador, pesquisador de pós-doutorado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e seu orientador, professor Antonio Domingues de Figueiredo, foram convidados pelo CBT-YM para um evento sobre “Concreto Projetado: compatibilidade cimento/acelerador, microestrutura e propriedades mecânicas”, realizado no Instituto de Engenharia no dia 18. Pícolo abordou a aplicação do concreto projetado especificamente em revestimentos de túneis e a estabilização de escavação em maciços. O evento contou com o apoio do IE.
Em outubro, os membros do Grupo de Jovens Tuneleiros apresentaram palestras em Universidades. Enrique Vega Leon, membro do YM, realizou duas palestras no auditório da Faculdade de Engenharia da Fundação Santo André, na cidade de Santo André (SP) durante a XVI Semana das Engenharias promovida pela instituição. As palestras, proferidas nos dias 18 e 20 de outubro, abordaram os fundamentos das construções de túneis e os usos do concreto projetado.
No dia 22 do mesmo mês, o presidente do CBT-YM, Fernando Abreu, levou a palestra “Inovações em Obras Subterrâneas” aos alunos de graduação da Escola de Engenharia do Mackenzie. O intuito da palestra foi divulgar a importância das obras subterrâneas e disseminar conhecimento para jovens profissionais e estudantes.
As novidades do CBT e do Grupo de Jovens Tuneleiros também passaram a ser divulgadas pela newsletter idealizada pelo Grupo. A revista eletrônica é enviada mensalmente aos membros do CBT-YM.
O Grupo também reforçou sua presença no Facebook em 2018. Na fanpage do CBT-YM também são compartilhadas as novidades do Grupo e do Comitê, assim como realizadas transmissões ao vivo de determinados eventos. Curta página e acompanhe!: https://www.facebook.com/cbtym/
O CBT-YM também está presente no LinkedIn. Criada em 2018, a página do Grupo pode ser acessada clicando em https://www.linkedin.com/company/cbtym/.
Para Fernando Abreu, 2018 foi um bom ano para o CBT-Young Members. “Conseguimos passar com tranquilidade pela transição de diretoria, pondo em prática planos e ideias que surgiram na gestão anterior, quando os engenheiros Marlísio Cecílio e Eloi Palma dirigiram o Grupo”, comenta o engenheiro. “A criação das redes sociais e o enfoque na interação com as Universidades foram nossas prioridades”.
O engenheiro Alex Nowak La Flor, vice-presidente do CBT-Young Members, também avalia positivamente o ano do Grupo. “Foi bastante produtivo”, diz. “Conseguimos promover vários eventos para a comunidade em 2018 e esperamos que este ano seja ainda melhor. Pretendemos engajar ainda mais os membros do CBT-YM para contribuírem com ideias e outras iniciativas”.
O CBT-Young Members foi criado pelo Comitê Brasileiro de Túneis em 2015 com o intuito de diminuir a lacuna existente no mercado entre profissionais mais experientes e jovens recém-formados. O principal objetivo do Young Members é divulgar a área da geotecnia e, ao mesmo tempo, proporcionar aos jovens engenheiros a oportunidade de desenvolver seu networking e aumentar seus conhecimentos sobre túneis e espaço subterrâneo.