O Eurotúnel, uma das obras de engenharia mais desafiadoras já projetadas, comemorou este ano seu 30º aniversário. Inaugurado em 6 de maio de 1994, este túnel ferroviário submarino, conhecido em inglês como Channel Tunnel (Chunnel) e em francês por Tunnel sous la Manche, conecta Folkestone, no Reino Unido, a Coquelles, na França, passando sob o Canal da Mancha.
Histórico
O projeto do Eurotúnel foi concebido para facilitar a conexão entre o Reino Unido e a Europa continental, reduzindo a dependência de transportes marítimos e aéreos. A ideia da obra é antiga. Foi proposta pela primeira vez em 1802 e recebeu o apoio até de Napoleão Bonaparte. As obras começaram em 1988, envolvendo a construção simultânea de três túneis paralelos – dois para tráfego ferroviário e um para serviços e emergências.
A conclusão do Eurotúnel em 1994 marcou o fim de um desafio de engenharia que envolveu mais de 13 mil trabalhadores de ambos os lados do canal. O custo total da obra foi de 4,65 bilhões de euros, que hoje equivalem a €12 bilhões, aproximadamente 67 bilhões de reais.
Incêndio de 1996
Em novembro de 1996, um trem de carga levando caminhões da França para o Reino Unido pegou fogo dentro do Eurotúnel. Seguindo o protocolo da época, os operadores do trem tentaram cruzar o túnel para que o incêndio pudesse ser combatido no lado britânico. Problemas na locomotiva forçaram uma parada às 22h, após serem percorridos 19km.
A central de controle havia sido pouco treinada para casos de emergência e estava seguindo protocolos complexos. Isso causou atrasos e fez com que o sistema de ventilação funcionasse de forma incorreta por 15 minutos, permitindo a entrada de fumaça nos vagões e a inalação de fumaça pelas 34 pessoas que estavam no trem.
Depois de corrigida a ventilação, os passageiros puderam ser evacuados pela linha de serviço. Equipes de bombeiros franceses e britânicos se uniram para controlar o incêndio, que foi declarado extinto às 11h da manhã seguinte.
Após o acidente, mais funcionários foram colocados na sala de controle. A parada controlada do trem substituiu o protocolo de cruzar o túnel com o trem em chamas. Os serviços de comunicações foram melhorados, e exercícios conjuntos entre franceses e britânicos permitiram que os resgatistas ficassem familiarizados com os procedimentos de emergência do país vizinho.
Novo incêndio em 2008
Doze anos depois, em setembro, um trem de carga pega fogo novamente. O incêndio teve início aproximadamente às 14h, alcançou temperaturas de até 1.000°C e foi controlado após dezesseis horas.
As 32 pessoas presentes foram evacuadas com segurança pelo túnel de serviço. Mais de 300 bombeiros franceses e britânicos trabalharam para extinguir o incêndio. Cerca de 650m de túnel ficaram danificados pelo fogo, 50% a mais do que em 1996.
Quatro mil toneladas de concreto foram usadas para os reparos do túnel. Jatos de água pressurizada foram utilizados para remover o concreto danificado, e um novo revestimento foi aplicado através do processo de concreto projetado.
O acidente incentivou o Eurotúnel a disponibilizar os procedimentos de evacuação dos trens em nove idiomas, devido ao pânico que levou alguns passageiros a quebrarem janelas e tentarem escapar sozinhos. Outra complicação foi a demora de mais de uma hora para o início do combate ao fogo. Durante esse tempo, o sistema de ventilação ligado atiçou o incêndio e aumentou os danos causados.
A solução foi a construção de quatro estações de bombeiros dentro do túnel. Assim, em caso de incêndios, o trem para em uma das estações para a evacuação dos passageiros enquanto um sistema automático apaga o fogo.
Conheça o Eurotúnel
Comprimento Total: O Eurotúnel possui uma extensão total de 50,5 quilômetros, dos quais 37,9 quilômetros estão submersos, tornando-o um dos túneis submarinos mais longos do mundo.
Profundidade: Em seu ponto mais profundo, o Eurotúnel fica a 75 metros abaixo do nível do mar.
Velocidade: Os trens viajam pelo Eurotúnel em uma velocidade de 160km/h.
Estrutura: O projeto é composto por dois túneis ferroviários de 7,6 metros de diâmetro cada e um túnel de serviço de 4,8 metros de diâmetro.
Transporte: O túnel é utilizado por trens de alta velocidade (Eurostar) que transportam passageiros entre Londres e Paris, bem como trens de carga e trens de transporte de veículos (Le Shuttle), permitindo a travessia de carros e caminhões.
Tempo de Travessia: A viagem pelo túnel dura aproximadamente 35 minutos em trens de alta velocidade.
Um dos momentos mais emblemáticos na história do Eurotúnel foi o encontro dos mineradores ingleses e franceses no ponto médio da construção. Esta ocasião foi imortalizada em uma fotografia, simbolizando a união e a cooperação internacional que tornaram possível esta façanha de engenharia.