O 6º Congresso Brasileiro de Túneis e Estruturas Subterrâneas (6º CBT) recebeu a reunião do Comitê Executivo da ITA (International Tunnelling and Underground Space Association), reunindo especialistas internacionais que discutiram desafios e inovações na engenharia de túneis e infraestrutura.
Participaram do Congresso Andres Marulanda, vice-presidente da ITA, Jenny Yan, ex-presidente da ITA, e Klaus Rieker, membro do conselho executivo da ITA, que abordaram temas relacionados a viabilização financeira de projetos, avanços tecnológicos no setor metroviário e exemplos de grandes obras internacionais.
Andres Marulanda destacou a importância das Parcerias Público-Privadas (PPPs) para viabilizar obras subterrâneas em países como o Brasil, onde há restrições fiscais para investimentos públicos. “Dessa forma, é possível aproveitar o melhor tanto do setor privado quanto do setor público para desenvolver a infraestrutura essencial, mesmo diante das limitações fiscais”, afirmou Marulanda.
Além disso, Marulanda enfatizou que um bom planejamento, contratos bem estruturados e o alinhamento de interesses são fundamentais para o sucesso dos projetos.
Já Jenny Yan ressaltou a importância das linhas de metrô como a espinha dorsal do transporte urbano. “Especialmente em cidades grandes e compactas, onde o tráfego é congestionado, o metrô oferece eficiência, velocidade, pontualidade e soluções ambientalmente sustentáveis”, destacou. Jenny mencionou inovações tecnológicas no setor, como a construção pré-fabricada de estações e o uso de tuneladoras não circulares, que otimizam o espaço subterrâneo. Além disso, destacou métodos físicos para detectar mudanças geológicas, garantindo mais segurança na operação das TBMs.
Klaus Rieker, por sua vez, demonstrou surpresa com as dimensões do evento e elogiou a organização do CBT. Em sua palestra, Rieker destacou o Fehmarnbelt Tunnel, uma ligação submersa entre Dinamarca e Alemanha com 19 km de extensão. O túnel europeu, que será concluído em 2029, utilizará 90 elementos pré-moldados e contará com pistas para veículos e trilhos ferroviários. Rieker enfatizou a importância de uma preparação detalhada, incluindo estudos geológicos e um design eficiente.