A comunidade tuneleira reuniu-se em São Paulo na quinta-feira, 30 de agosto, para ouvir os “Ecos do WTC 2017”, Congresso Internacional de Túneis que foi realizado em Bergen, na Noruega, em junho deste ano. “Alcançamos nosso objetivo de transmitir à comunidade técnica um pouco do que foi discutido no WTC e, principalmente, mostrar que há muita coisa sendo feita e publicada e que tudo está disponível para consulta”, afirma Werner Bilfinger, presidente do CBT.
O encontro contou com uma presença especial, a do professor Tarcísio Barreto Celestino, presidente da ITA (Associação Internacional de Túneis e do Espaço Subterrâneo).
O professor Tarcísio Celestino, que também já presidiu o Comitê Brasileiro de Túneis por duas vezes, deu início aos trabalhos, fazendo um balanço do WTC 2017. Ele apresentou números sobre a construção de obras subterrâneas em todo o mundo e chamou a atenção do público para a diferença que há entre o enorme volume de obras subterrâneas sendo executadas no mundo com o que acontece no Brasil.
Para o presidente da Associação Internacional, “nós, engenheiros e tuneleiros, precisamos alertar os tomadores de decisão do nosso país para os benefícios das estruturas subterrâneas e estimular a cultura dos túneis”.
Mais de 200 técnicos e engenheiros participaram do Ecos WTC 2017. No auditório do Instituto de Engenharia estiveram presentes 100 profissionais, representantes do mundo acadêmico e da indústria. Outras 140 pessoas assistiram à transmissão ao vivo pela internet.
O evento apresentou um amplo painel sobre os avanços, novidades técnicas e temas debatidos durante o World Tunnel Congress (WTC) 2017, realizado em Bergen, na Noruega, de 9 a 15 de junho deste ano.
Apresentações
Em seguida, foram apresentados os relatos das reuniões dos Working Groups da ITA que tiveram a participação de brasileiros. Foram o WG 2 – Research, com relato de Daniela Garroux, que gravou o seu depoimento em vídeo, WG 6 – Maintenance and Repair, acompanhado por Bruno Leonardo Rossi, Working Group 19 – Conventional Tunnelling, por Werner Bilfinger, e WG 22 – Information Modelling in Tunnelling, relatado por Jairo Pascoal Júnior.
Depois foi a vez dos autores de artigos. Victor Hugo Franco Rattia e Thiago Augusto Mendes falaram sobre A simple application of probabilistic concepts as an indicator of tunnel face instability in sequential tunnels. O artigo de Max Barbosa foi Analysis of Shallow-Tunnel Portals with Three-Dimensional Numerical Simulations. E Daniela Garroux (em vídeo) explicou o seu artigo EPB Conditioning of Mixed Transitional Groud : Investigating Preliminary Aspects.
Eloi Angelo Palma Filho, secretário executivo do CBT e vice-presidente do CBT Young Members, relatou a reunião dos jovens tuneleiros durante o WTC 2017 e anunciou que Fernando Abreu será o novo presidente dos Young Members no Brasil, substituindo Marlísio O. Cecílio.
Ricardo Miranda Rodrigues falou sobre o ITACOSUF – ITA Committee on Operational Safety of Underground Facilities – e das atividades do Comitê durante o WTC 2017 e as próximas já agendadas.
Ao final, Werner Bilfinger, presidente do CBT, e Jairo Pascoal Júnior, vice-presidente do Comitê, destacaram alguns dos principais artigos apresentados ao longo do World Tunnel Congress 2017, estimulando os participantes a procurar pelos artigos completos nos anais do evento, que estão disponíveis na biblioteca do CBT. O Ecos WTC 2017 foi encerrado com um coquetel oferecido aos participantes.
Acesse aqui as apresentações do Ecos WTC 2017.
Apresentação de Tarcísio Barreto Celestino
Apresentação de Werner Bilfinger
Apresentação de Bruno Leonardo Rossi
Apresentação de Jairo Pascoal Júnior
Apresentação de Daniela Garroux
Apresentação de Eloi Angelo Palma Filho (Young Members)
Apresentação de Ricardo Miranda Rodrigues
Seleção de artigos de Werner Bilfinger
Seleção de artigos de Jairo Pascoal Filho
Apoio e patrocínio
O Ecos WTC 2017 contou com o patrocínio das empresas Normet e Mirabit, além do apoio do Instituto de Engenharia, CREA-SP, Net Travel e Speria Marketing Digital.
Galeria de fotos
Confira aqui as fotos do evento.