O projeto do túnel imerso que ligará as cidades de Santos e Guarujá foi anunciado no dia 2 de fevereiro deste ano, durante a comemoração dos 132 anos do Porto de Santos. O anúncio foi feito pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o governador do Estado de São Paulo, Tarcisio de Freitas. O projeto prevê investimentos de R$ 5,9 bilhões e será realizado em colaboração entre o Governo Federal e o governo paulista, através de uma parceria público-privada (PPP).
Com uma extensão total de 1,5 km e túnel imerso de 870 metros, a construção passa por baixo do canal portuário e liga as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá. O projeto conta com 3 faixas de rolamento por sentido (sendo uma adaptável ao Veículo Leve sobre Trilhos), e passagem de pedestres e uma ciclovia.
Para o presidente do CBT, Jean Pierre Ciriades, o anúncio oficial é uma ótima notícia para o país e, especialmente, para a comunidade tuneleira nacional. “É um projeto inédito no Brasil e terá grande importância para a economia e para a população da região Sudeste”, explica Ciriades. “O CBT tem dado a sua contribuição técnica para esclarecer os gestores públicos e a sociedade em geral de que essa solução é a melhor alternativa neste caso”.
Em 13 de junho do ano passado, o CBT foi convidado a participar de audiência sobre o túnel convocada pela Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados, em Brasília. Os ex-presidentes da CBT Tarcísio Barreto Celestino e Eloi Palma Filho participaram do encontro. Tarcísio e Eloi explicaram a importância e as características técnicas de um projeto desse tipo, além das otimizações necessárias para a construção com maior eficiência de custo e tempo.
Acesse aqui a entrevista produzida sobre a audiência.
Também em 2023, os engenheiros Harold Franke e Peter van Westendorp, especialistas neste tipo de projeto, apresentaram-se durante a “Tunnel Week”, semana em que o CBT promoveu palestras internacionais e a edição anual do Tunnel Day. Os convidados debateram os principais aspectos dos projetos de túneis imersíveis.
O túnel Santos-Guarujá será composto por 6 módulos de concreto pré-modulado, construídos em uma doca seca e transportados por flutuação até o local onde serão imersos e fixados.
O projeto visa reduzir o tempo de deslocamento entre as cidades em cerca de 50 minutos, desafogar a rodovia Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055), a Piaçaguera-Guarujá, e liberar o canal do porto para uso prioritário de navios de carga e passageiros. A estimativa é de redução de 70% da demanda da balsa Ponta de Praia. A emissão veicular de dióxido de carbono deve diminuir em 53%, devido ao acesso mais rápido de caminhões aos dois terminais portuários.