O equipamento poderá ser utilizado na obra de extensão da Linha 2 do Metrô de SP entre a Vila Prudente e a Penha.
Estão em fase final os entendimentos para a compra da tuneladora que irá escavar o trecho do Metrô de São Paulo entre a Vila Prudente e a Penha. A empresa fornecedora do equipamento é a Herrenknecht, associada ao Comitê Brasileiro de Túneis. E a contratante é o Consórcio Metrô Linha 2 – Verde, formado pelas empresas Galvão Engenharia, S.A Paulista de Construções e Comércio e Sacyr Construcción do Brasil.
O anúncio foi publicado no portal Metrô CPTM nesta sexta-feira (11/9). Segundo o portal, o diretor do Grupo Galvão, Flávio Henrique Lobato, postou nesta semana imagem de uma maquete da tuneladora. “Recebemos hoje uma maquete sensacional da Herrenknecht!”, escreveu Lobato. “Falta muito pouco para fecharmos a compra da tuneladora.”
A Herrenknecht tem sido selecionada para a maior parte das escavações com tuneladoras no Brasil. Foram fabricados pela empresa as tuneladoras que escavaram os túneis da Linha 4 -Amarela, Linha 5 – Lilás do Metrô de São Paulo e Linha 4 do Metrô do Rio.
Obras previstas
A abertura dos túneis de vias duplas do projeto de 8 km de extensão será feita em duas etapas. De acordo com a reportagem, a tuneladora será primeiramente montada no estacionamento de trens Rapadura, de onde partirá no sentido da estação Vila Prudente, abrindo túneis num trecho de quatro estações. Depois disso, o equipamento será transportado para um terreno próximo à estação da Penha, onde voltará a ser configurado para escavar mais um trecho de túneis até volta ao poço de Rapadura, no Jardim Têxtil.
Consórcio Metrô Linha 02 Verde
O Consórcio responsável pelas obras de extensão da Linha 2-Verde é formado pelas empresas Galvão Engenharia, S.A Paulista de Construções e Comércio e Sacyr Construcción do Brasil.
O Consórcio irá construir também a estação Vila Formosa, na Linha 2-Verde, primeira parada da tuneladora, e que já está sendo escavada. O portal Metrô CPTM assegura que “a previsão do governo Doria é que a extensão da Linha 2-Verde seja entregue em duas fases, uma em 2025 contemplando as estações Orfanato, Água Rasa, Anália Franco e Vila Formosa e outra em 2026, incluindo as estações Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva e sobretudo Penha”.
Segundo o portal, com a ampliação da Linha 2-Verde, o governo prevê um fluxo diário de quase 380 mil pessoas graças à conexão com as linhas 3-Vermelha e 11-Coral. A Linha passará a contar com 22 novos trens no total.
(Imagem: Matheus Obst/iStock.com)