Tuneladora das obras da Linha 2 será a maior utilizada no Brasil em diâmetro. Obras começam em 2021
O Consórcio Metrô Linha 2 está a poucos passos de trazer a São Paulo a nova tuneladora que vai escavar os túneis da Fase 1 do projeto de expansão da Linha 2-Verde do Metrô. O Consórcio já fez o pedido de compra de um TBM EPB (Earth Pressure Balanced) fabricado pela empresa Herrenknecht AG – associada coletiva do Comitê Brasileiro de Túneis. Com 11,6 metros de diâmetro, a máquina da empresa alemã será o maior TBM em diâmetro utilizado no país. E trará outras novidades.
O TBM em desenvolvimento pela Herrenknecht para este projeto será composto de duas partes – shield frontal e shield traseiro –, diferente do que é utilizado tradicionalmente no país. O engenheiro Edson Peev, que atua nas áreas comercial e de pós-venda da Herrenknecht no Brasil, explica que as tuneladoras articuladas (com shields frontais, intermediários e traseiros, também chamados de caudas) são mais comuns nas obras feitas no país.
“A Herrenknecht desenvolveu um sistema de articulação independente do mancal da máquina que pode ser movimentado para frente e para trás”, explica Peev, que também foi diretor do CBT. Com isso, a máquina fica mais curta, o que traz alguns benefícios. “Esse sistema possibilita controlar com mais precisão a pressão que é exercida sobre o solo e, consequentemente, a força que incide sobre o mancal e os cortadores da máquina, permitindo ampliar a vida útil desses elementos”.
Outra inovação trazida pela tuneladora será a utilização de anéis de concreto armado 7+0. Nessa formatação, os sete segmentos que formam o anel terão as mesmas dimensões, inclusive a peça “chave”. Essa configuração, considerada moderna e frequentemente aplicada em outros países, permite um ciclo de montagem mais simples e eficiente dos anéis e garante melhor distribuição das forças de escavação da máquina.
A compra da máquina será feita pelo Consórcio Metrô Linha 2 (CML2). O Consórcio é constituído pelas empresas Engibras Engenharia S. A. (que faz parte do Grupo Galvão), S. A. Paulista de Construções e Comércio, e Sacyr Construccion S. A. do Brasil.
De acordo com Flavio Henrique Cunha Lobato, diretor regional de São Paulo do Grupo Galvão, a solução oferecida pela Herrenknecht AG atende as especificações exigidas pelo Metrô. A máquina garante também performance suficiente para cumprir os prazos contratuais. Além disso, o fabricante irá oferecer assistência técnica durante todo o período de operação da máquina.
“Consultamos todo o mercado e chegamos ao melhor custo-benefício, considerando desempenho, garantia de prazos e assistência técnica”, diz Lobato. “Escolhemos a melhor máquina – e pelo melhor preço – para realizar um projeto de qualidade e entregar a melhor obra ao Metrô”.
Os próximos passos serão o desenvolvimento completo do projeto da máquina, depois a encomenda, a fabricação do TBM e, então, o efetivo transporte da tuneladora ao país. Segundo Flavio Lobato, levará aproximadamente 15 meses até a chegada do TBM, que virá por via marítima até o Porto de Santos.
O projeto de expansão da Linha 2-Verde contempla a ligação da estação Vila Prudente à nova estação Dutra, cruzando a zona leste da capital até o município de Guarulhos. A Linha 2-Verde passará a ter conexão na Linha 3-Vermelha do Metrô e nas linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM.
Serão construídas treze novas estações em 14,3 km de trajeto. As novas estações serão: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva, Penha, Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire, Ponte Grande e Dutra.
O projeto de expansão está dividido em duas Fases. Na Fase 1, as obras serão feitas em dois Trechos. No Trecho 1, serão escavadas e construídas as estações Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa, com previsão de entrega para 2025. E, em 2026, serão concluídas as obras do Trecho 2, com a entrega das estações Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha.
Já as obras da Fase 2 ainda não têm previsão para começar. A Fase 2 contempla a entrega das estações Penha da França, Tiquatira, Paulo Freire, Ponte Grande e Dutra.
Os túneis do Trecho 1 serão escavados com a tuneladora. Nesta primeira etapa, a escavação se iniciará no Complexo de Rapadura, no bairro Jardim Têxtil, e percorrerá cerca de 4.140 metros até o poço de ventilação na Rua Falchi Gianini, no bairro Vila Prudente.
A partir deste local, a máquina será desmontada e transportada até o canteiro de Vala Penha, no bairro da Penha, onde será novamente montada.
Neste canteiro, será reiniciada a escavação de cerca de 3.030 metros até chegar novamente ao Complexo de Rapadura, onde será realizada a desmontagem do TBM. De acordo com o Consórcio Metrô Linha 2, toda a escavação deverá ser realizada em aproximadamente 35 meses.
De acordo com o Gerente de Empreendimento da Linha 2-Verde do Metrô, Eduardo Maggi, a entrega das treze novas estações fará com que esta linha torne-se a maior extensão da rede, com 23 km no total. A previsão é que mais 500 mil pessoas sejam transportadas diariamente com a entrega das novas estações.
Além de contribuir para uma melhor distribuição dos passageiros da malha metroviária, a expansão da Linha 2-Verde trará diversos benefícios sociais. A redução da emissão de poluentes na atmosfera e a redução de acidentes de trânsito são alguns desses benefícios.