Um dos maiores eventos da indústria de construção civil e de concreto na América Latina, o Concrete Show 2023 aconteceu de 8 a 10 de agosto, em São Paulo. Dois diretores do CBT participaram da mesa de abertura – Enrique Vega Leon, secretário geral, e Adriano Saldanha, diretor ad hoc.
A abertura contou com a participação de representante da Fiesp, que abordou a parte específica de construção civil e mineração, incluindo obras de construção mais pesadas. Técnicos da Secretaria de Obras da Prefeitura de São Paulo e da Secretaria de Obras do Governo do Estado também participaram do encontro.
Os dois representantes do CBT ressaltaram a importância do evento como um ponto de encontro e uma vitrine das inovações do setor. A feira abrangeu toda a cadeia produtiva do concreto, desde grandes obras e empresas até pequenas construtoras. Para Vega Leon, a feira não se concentrou apenas nas obras, mas também nas inovações em concreto, que afetam positivamente o mercado de construção de túneis.
Além das novidades em tecnologia e indústria, o Concrete Show ofereceu cursos e treinamentos. Houve destaque para apresentações sobre aditivos para concreto projetado, com ênfase na área de reforço geotécnico e a impermeabilização de obras subterrâneas.
A participação no evento também proporciona um networking valioso. Saldanha ressaltou que foi uma oportunidade de reencontrar colegas e profissionais do setor que não se viam há algum tempo. “Houve uma participação significativa de pessoas ligadas ao CBT, principalmente aquelas envolvidas com obras subterrâneas”, comenta.
Para os representantes do CBT, foi notável o crescimento da feira em comparação ao ano anterior, sinalizando um mercado em ascensão. A expectativa é que a próxima edição também seja maior, refletindo uma melhora na economia, especialmente no setor de construção civil.