Em 24 de setembro, faleceu, aos 74 anos, o engenheiro Alberto Mota, da CJC Engenharia e Projetos. Mota, como era conhecido entre os tuneleiros, se formou em 1970 pela USP São Carlos e teve uma carreira praticamente inteira dedicada a construções de túneis. Na foto, Mota com seu filho Rafael.
Participou de inúmeras obras, dentro e fora do Brasil, como a construção dos túneis da Ferrovia do Aço, da Rodovia Carvalho Pinto, diversas obras do metrô de São Paulo e do Rio de Janeiro, metrô do Porto, Serra do Mourão e estava acompanhando as obras do túnel 4 da Serra do Cafezal.
Seu forte era o ATO – Acompanhamento Técnico de Obras. Ele fazia a ponte entre a construção dos túneis e o desenvolvimento do projeto, avaliando a realidade do campo em relação às idealizações de projeto, analisando dados de instrumentação e comparando-os às previsões. Seu jeito sereno de analisar dados e, principalmente, tratar pessoas, levou-o a ser querido nas obras pelas quais passou.
Mota deixa 3 filhos, dos quais dois se formaram em geologia, Andrezza e Rafael, e estão seguindo os passos do pai. Na Serra do Cafezal, os três atuaram juntos, acompanhando as escavações do Túnel 4.
O CBT lamenta profundamente a perda que o mundo tuneleiro sofreu e expressa os seus sinceros sentimentos aos familiares.