Apesar da crise que afeta o setor de túneis no Brasil, um grupo de 10 tuneleiros representa o país no World Tunnel Congress 2018, que está acontecendo em Dubai, nos Emirados Árabes. A comitiva brasileira participa de todas as atividades do evento. O WTC 2018 começou em 21 de abril e vai até o dia 26.
O primeiro dia foi de cursos realizados pela ITA-CET – Fundação de Educação e Treinamento em Túneis da ITA, reuniões da ITA e um coquetel de recepção.
No dia 22 aconteceu a Assembleia Geral da ITA, cuja abertura foi comandada por Tarcísio B. Celestino, brasileiro que preside a entidade atualmente. Os cursos da ITA-CET continuaram e o dia contou ainda com reuniões dos grupos de trabalho da ITA.
Em 23 de abril, o americano Edward Cording ministrou a já tradicional Muir Wood Lecture. Cording é professor emérito de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Illinois.
Um dos destaques até agora foi o prêmio entregue pela ITA-CET ao CTES – Comité de túneles y espacios subterráneos de Chile – em reconhecimento aos cursos realizados naquele país.
E o WTC 2018 continua com sessões técnicas e uma visita técnica ao Projeto Rota 2020 – extensão da linha vermelha do metrô de Dubai.
Comitiva brasileira
O grupo de brasileiros no WTC 2018 é formado por:
Adriano Dornfeld Saldanha
Bruno Scodeler
Daniela Garroux
Eduardo Tartuce
Elias Martins Rocha
Eloi Palma Filho
Heinrich Heinz
Max Barbosa
Tarcísio Barreto Celestino
Werner Bilfinger