A CETEM, patrocinadora prata do 6º CBT, é uma empresa brasileira especializada em automação industrial e soluções para túneis. Ela oferece uma ampla gama de soluções para obras subterrâneas, desde o gerenciamento de projetos até o controle e monitoramento em tempo real.
“Nosso software consegue captar todas as informações de diversas disciplinas dentro de um túnel e controlar, quando necessário, monitorar em tempo real”, afirma o diretor Salim Nabbout. A empresa também está investindo em ciência de dados, utilizando machine learning para fornecer parâmetros de manutenção, desempenho e eficiência energética.
Com 34 anos de atuação, a CETEM já automatizou projetos importantes, como a Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, a Transolímpica, e os túneis do Boi e Taguatinga. Atualmente, a empresa está trabalhando no maior túnel da América Latina, em Caraguatatuba, que terá quase seis quilômetros de extensão.
Com a retomada dos investimentos em projetos de infraestrutura, a CETEM está envolvida em novos projetos, especialmente na cidade de São Paulo, relacionados ao Metrô. “Temos grande expectativa na retomada das obras de infraestrutura, principalmente voltadas para túneis, rodovias e metrô”, afirma Salim.
Salim destaca a importância de estar alinhado com eventos do setor para fortalecer a marca e expandir os negócios. “O 6º CBT é uma vitrine para apresentar os produtos e serviços desenvolvidos pela CETEM”, afirma. “Vimos no CBT uma oportunidade de negócio única para nos conectarmos com outros profissionais, conhecer novas tecnologias e trocar experiências”.
A empresa planeja uma surpresa interativa em seu stand, simulando um túnel com eventos dentro do próprio espaço, além de lançar novos produtos e softwares alinhados com o setor.
Assista à entrevista: