O CBT Young Members realizou uma visita às obras de duplicação da rodovia dos Tamoios, no dia 30/11.
O grupo observou a construção do maior túnel do Brasil, com 5,5 quilômetros de extensão. Foram 26 participantes, com a presença de engenheiros e estudantes de engenharia. Acompanhando o grupo durante a visitação estavam o engenheiro responsável pela obra, Pedro Paulo Anjos, o presidente e o vice-presidente do CBT-YM, Fernando Abreu e Alex Nowak La Flor, além do ex-presidente do Comitê, Akira Koshima, e Vanda Oliveira, Secretária do CBT.
Além da obra de duplicação, que conta com 2,5 quilômetros de viadutos e 12 quilômetros de túneis, o grupo conheceu as obras de contenção e a utilização do ‘cable crane’ – teleférico para o transporte de cargas – que é usado pela primeira vez no Brasil. O engenheiro da CPTM Elcio Kazuaki Niwa destaca essa ferramenta por ser uma inovação que permite levar recursos, como caminhão betoneira, por exemplo, por um teleférico de carga controlado remotamente.
A obra vai ligar São José dos Campos à Caraguatatuba. Por estarem numa região de serra, o caminho entre as cidades é muito longo. A utilização do túnel tem o objetivo de encurtar a viagem e melhorar o fluxo do tráfego na região.
A estudante de engenharia civil Larissa Zipoli conta que essa foi uma oportunidade de sentir os desafios diários de uma obra dessa complexidade, principalmente no aspecto da localização e da geologia. “Foi muito legal ter vivenciado e aprendido em uma obra que representa um grande passo para a engenharia e a infraestrutura do país”.
Segundo Alex Nowak La Flor, a visita técnica é uma forma de conhecer e aprender na prática o que é apresentado na teoria nas palestras realizadas pelo CBT. “O conteúdo é absorvido e compreendido muito mais facilmente quando estamos in loco e podemos visualizar tudo aquilo que ouvimos nas apresentações”, conta. “A ideia do CBT-YM é proporcionar este tipo de experiência aos jovens tuneleiros”.