O painel de lançamento da publicação acontece no dia 24/9 às 19h e será transmitido pelo canal do CBT no YouTube.
O Comitê Brasileiro de Túneis concluiu um projeto que visa divulgar os estudos da Escola Politécnica da USP sobre as melhores práticas quanto ao uso do concreto projetado reforçado com fibras nas para construções subterrâneas. Esse trabalho resultou na publicação do CBT intitulada “Prática recomendada – Concreto projetado reforçado com fibras”, que será apresentada a toda comunidade tuneleira no próximo dia 24/9, às 19h.
Para discutir as principais características que envolvem a prática recomendada pelo CBT, foi convidado o líder do projeto Prof. Antônio Figueiredo, assim como os revisores da publicação, Professores Tarcísio Barreto Celestino, ex-presidente do CBT e da ITA, e Fernando Rebouças Stucchi. Participa do encontro também o Eng. Cassio Moura, representante brasileiro no WG 12 da ITA, grupo de trabalho de concreto projetado. A mediação do evento será feita pelo engenheiro Werner Bilfinger, ex-presidente do CBT.
Clique aqui e acesse o link do Youtube para o painel de lançamento: https://www.youtube.com/watch?v=rIvOuaFueTo&feature=emb_title
Publicação CBT
A publicação “Prática recomendada – Concreto projetado reforçado com fibras” foi desenvolvida com o intuito de orientar projetistas e executores de revestimentos de túneis com concreto projetado reforçado com fibras (CPRF), sobre as melhores práticas para abordar o material com finalidade estrutural.
Na publicação, foram abordados os principais aspectos que devem ser respeitados segundo a normalização brasileira pertinente, e as recomendações para a melhor prática de aplicação do concreto projetado.
A publicação estará disponível para download no site do CBT a partir do dia 24/9.
(Imagem: dusanpetkovic/iStock.com)