CBT já começa a se preparar para o próximo Congresso Internacional de Túneis da ITA-AITES, WTC 2023, em Atenas. Irá participar? Junte-se a nossa Comitiva de Brasileiros! Inscrições com desconto até 31/01. Participação nos formatos presencial e híbrido. Werner Bilfinger nos conta mais sobre sua participação nos WTCs e na comitiva.
O WTC, World Tunnel Congress, é o principal evento anual da Associação Internacional de Túneis e Espaços Subterrâneos (ITA-AITES) e é considerado a conferência de túneis mais assistida do mundo, com participação de mais de 2000 profissionais. Esse ano o evento acontecerá em Atenas, entre os dias 12 e 18 de maio. O congresso acontecerá no Centro Internacional de Conferências MEGARON. As inscrições podem ser feitas no link https://wtc2023.gr/ e há desconto especial até dia 31 desse mês. Assim como no último WTC em Copenhagen, você poderá participar tanto no formato presencial, como no online.
O engenheiro Werner Bilfinger, presidente do comitê no Biênio 2017–2018, conta um pouco sobre o evento e sobre a participação na nossa comitiva brasileira:
CBT: Werner, desde quando você participa dos WTC´s e o que mais te marcou no primeiro?
Werner: Fui ao primeiro WTC em 1998, quando ocorreu a primeira vez no Brasil, em São Paulo. Apesar de na época já ter ido a outros eventos internacionais, como o congresso internacional de mecânica dos solos, o WTC me marcou muito por ser um evento com viés muito mais prático e multidisciplinar. Durante os dias de congresso é possível assistir a seções técnicas de diversas áreas de especialização e aprender com casos de obra interessantes. A feira de exposições também é muito interessante: todos os tipos de produtos e serviços associados à indústria de túneis podem ser vistos e os expositores geralmente têm grande interesse em interagir com os visitantes da feira. Além disto, muitos WTC´s ocorrem em locais com grande apelo turístico e permitem que antes ou depois do evento propriamente dito, é possível passear um pouco.
CBT: Qual a importância de participar de um WTC, sendo profissional da área de túneis?
Werner: Acredito que seja fundamental ir a eventos técnicos para aprender e encontrar outros profissionais fora do ambiente do trabalho. O WTC é particularmente interessante por ser internacional, com participação de profissionais, apresentação de artigos e exposição de equipamentos de dezenas de países. É muito bom ver o que é feito em outros locais do mundo e aprender com a experiência dos outros. E interagir com colegas, seja durante seções técnicas, na visita à feira, no coffee-break ou em algum dos eventos sociais é sempre enriquecedor.
CBT: E a comitiva brasileira?
Werner: A primeira vez que fui a um WTC pensei que a “comitiva brasileira” fosse algo formal ou oficial. Na realidade, o CBT apenas catalisa o contato entre as pessoas que viajam ao WTC, facilitando a interação e ajuda mútua, que vai desde dicas de preços de passagens aéreas e hospedagens vantajosas, até a organização de encontros durante o WTC ou dicas onde está sendo distribuída cerveja de graça na feira. Geralmente, alguns brasileiros organizam uma confraternização em algum bar ou restaurante interessante e muitas vezes um dos estandes da feira acaba virando ponto de encontro dos brasileiros. Enfim, sempre é bom ter o contato e poder encontrar alguém conhecido no caso de alguma necessidade.
Vai ao WTC? Nos comunique em cbtabms@tuneis.org.br ou presidente@tuneis.org.br e já faça parte do nosso grupo de WhatsApp da comitiva brasileira para o WTC 2023!