O CBT está organizando um curso sobre tratamento e condicionamento de maciço nas escavações de túneis e escavações profundas, que ocorrerá no dia 26 de março de 2020, na Escola Politécnica da USP. O curso será ministrado pelo engenheiro Akira Koshima, gerente técnico da Novatecna que presidiu o CBT de 2003 a 2006.
O curso abordará não só os conceitos básicos do tema, como também as soluções, aplicações práticas, vantagens e desvantagens de cada solução, trazendo um panorama da engenharia de túneis no Brasil e no exterior. Além disso, o curso também apresentará alguns casos emblemáticos de tratamentos em obras.
Além de Akira Koshima, os engenheiros Hélio Tatsumi, João Duarte Guimarães Filho e Carlos Augusto Campanhã também foram convidados para apresentações.
Akira Koshima é mestre em engenharia de solos, dedica-se há mais de 30 anos à engenharia geotécnica e tuneleira, com participação em mais de 100 obras no Brasil e no exterior pela Novatecna.
Com conhecimento em fundações e obras enterradas e presidente da CGCBr, Hélio Tatsumi com 44 anos de formado, dedica-se há 26 anos em injeções químicas, congelamento – temas que vai abordar durante o curso.
João Duarte Guimarães Filho é presidente da Este Engenharia/Rocsolo. Com 58 anos de trabalho em obras geotécnicas e de túneis, foi contemporâneo de Rabcewicz e falará sobre o conceito autêntico do NATM, bem como as inovações nas técnicas de injeções de diversos tipos de materiais, ancoragens radiais e diversas técnicas de drenagens, além de contar um pouco das suas experiências profissionais.
Para falar sobre sua vivência em projetos e acompanhamento técnico de obras de túneis e poços, foi convidado o engenheiro Carlos Augusto Campanhã, que tem mais de 50 anos de experiência no assunto. Diretor da CJC Engenharia, o engenheiro já presenciou obras em mais de 90 estações de metrô e mais de 300 km de túneis no Brasil e em diversos países.
As inscrições para o curso já estão abertas. Basta preencher a ficha de inscrição aqui e enviar junto com o comprovante de pagamento para vanda@tuneis.org.br
(Clique na imagem do programa para ampliá-la).