Engenheira Lais Kodama apresentou uma das soluções mais eficazes para o deslizamento de encostas.
A instabilidade de taludes e suas soluções foram os assuntos discutidos no CBTym Talks #16, dia 12/8. Lais Kodama Correa de Moraes, engenheira civil na STE S/A, apresentou “O efeito de túneis drenantes no comportamento de taludes”, tema desenvolvido em sua tese de mestrado na UnB junto com o professor André Assis, ex-presidente do CBT, da ABMS e da ITA. O encontro foi moderado pelo vice-presidente do CBT YM, Alex La Flor, e Juliene Oliveira Santos, membro do grupo.
Lais explicou que, para lidar com a instabilidade dos taludes, existem diversas soluções. Ela afirmou que uma das mais eficazes são os túneis de drenagem profunda, mas esclareceu que, apesar de haver várias alternativas, nem todas têm um bom resultado. Por isso, é necessário avaliar as condições de estabilidade e percolação do maciço, identificar diferentes superfícies de ruptura mesmo que o maciço pareça estável no início e alocar túnel em posição segura.
Durante a live, Kodama também falou sobre a influência da água em um talude, a interação entre túneis de drenagem e taludes e apresentou alguns casos de obras.
A partir dos casos e das análises em sua tese de mestrado, a engenheira concluiu que os túneis de drenagem como solução para estabilização de rupturas de taludes de grande porte são alternativas eficazes para a estabilização de encostas. Segundo ela, eles reduzem impactos ambientais e possuem uma manutenção mais conveniente comparado à manutenção das estruturas de contenção convencionais.
Cliquei no link e assista à gravação:
Imagem: Herbert Pictures/iStock.com