Fundada em 1975, a Japan Tunnelling Association publicou a edição de 2016 do Challenges & Changes – Tunnelling Activities in Japan 2016 – trabalho que apresenta exemplos de inúmeros projetos de túneis e do desenvolvimento tecnológico nas obras subterrâneas no Japão. O documento é publicado bienalmente pela Associação.
Nos últimos 40 anos, houve um aumento na demanda por construção de túneis e no desenvolvimento nas tecnologias para o setor. O uso de tecnologias nas obras subterrâneas foi aumentando e hoje, no Japão, já é bastante disseminada. A publicação traz algumas dessas tecnologias desenvolvidas ao longo dos anos e exemplo de obras que as utilizam.
Japão
O Japão é considerado uma das potências na construção de túneis no mundo. Nos últimos anos, o país executou grandes projetos de túneis nas estradas e ferrovias. Um exemplo é o túnel Seikan, túnel ferroviário com extensão de 53,8 km e que liga as ilhas de Honshu e Hokkaido. Sua construção demorou cerca de 24 anos. Hoje é considerado o segundo maior túnel do mundo, ficando atrás apenas da obra de Gotthard, na Suíça, que tem 57,5 km de extensão.
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