Em parceria com o Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI), o CBT realizou na sexta-feira (25/8) o seminário Soluções integradas de Impermeabilização – Estudo de Caso, durante o Concrete Show em São Paulo, que contou com 30 participantes. “O CBT vem participando do Concrete Show há alguns anos. Nesta edição, decidimos apresentar casos de obras”, conta Adriano Dornfeld Saldanha, diretor de Eventos do Comitê. “A ideia foi trazer para a realidade aquilo que vemos somente como concepção, mostrar o que acontece efetivamente numa obra de túnel, entender os desafios e dificuldades e compreender como tais problemas foram superados”.
O evento começou com apresentações de Leonardo Tomio Katayama e Marco Aurélio Peixoto, engenheiros da construtora Andrade Gutierrez, que falaram sobre a Fabricação dos Anéis Pré-moldados para os Túneis de Via em Shield da Linha 5 do Metrô de São Paulo. Os palestrantes apresentaram os detalhes de projeto, da qualidade e da fabricação aplicados no Lote 3 da Linha 5 do Metrô de SP.
Em seguida foi a vez de Igor Maria Zotti, diretor executivo da Soprema Brasil, e Nicolau Giovanetti, engenheiro e sócio-diretor da Pires Giovanetti Guardia (PGG), que abordaram A impermeabilização do Túnel Nueva Gambetta, em Callao, no Peru. O túnel viário Nueva Gambetta começou a ser construído em 2015 e a obra foi concluída no ano de 2016. Tem a extensão de aproximadamente um quilômetro e uma área de impermeabilização de 300 mil metros quadrados.
O seminário contou com bastante interação do público, com perguntas que demonstraram bastante interesse nos temas abordados. “Os casos apresentados foram muito interessantes”, afirma Fernando Abreu, engenheiro civil e integrante do grupo de jovens do CBT – Young Members. “Para mim, o ponto alto do evento foi a mescla entre o conhecimento técnico e a aplicação daquele conhecimento na prática”.
Eventos CBT
Com a organização de eventos como o seminário Soluções integradas de Impermeabilização – Estudo de Caso, o objetivo do CBT é multiplicar a informação que se encontra com os diversos profissionais de túneis associados ao Comitê e integrar toda a cadeia de produção de túneis – desde o projeto até a execução. “No caso do seminário no Concrete Show, trouxemos uma construtora que executa túneis e fornecedores de produtos e serviços para túneis”, ressalta Adriano Saldanha.
“São poucos os cursos de Engenharia que têm uma disciplina específica de túneis, então este tipo de evento tem grande importância para os interessados na área”, destaca Fernando Abreu.
Fique atento à agenda de eventos técnicos do Comitê Brasileiro de Túneis e não deixe de participar!