Com 170 pessoas presentes e mais de 70 assistindo ao evento pela internet, o primeiro Tunnel Day, realizado pelo CBT no dia 4 de dezembro, foi sucesso absoluto. A data foi escolhida por conta da celebração do Dia de Santa Bárbara, padroeira dos tuneleiros. O dia 4 de dezembro é reconhecido em muitos países também como o Dia do Túnel. Na foto, da esquerda para a direita, Adriano Saldanha, Cássio Moura, Werner Bilfinger, Fernando Leyser, Jairo Pascoal e Eloi Palma.
O Tunnel Day contou com a participação de diversas entidades técnicas, inclusive internacionais. Estavam presentes Tarcísio Barreto Celestino, presidente da ITA (International Tunnelling and Underground Space Association), Eda Quadros, presidente da ISRM (International Society for Rock Mechanics and Rock Engineering), Werner Bilfinger, presidente do CBT, Alessander Kormann, presidente da ABMS, Lineu Ayres da Silva, presidente do CBMR, Adalberto Azevedo, presidente da ABGE (Associação Brasileira de Geologia da Engenharia e Ambiental), Carlos Henrique Medeiros, presidente do CBDB (Comitê Brasileiro de Barragens), e Eduardo Ferreira Lafraia, presidente do Instituto de Engenharia.
Além da celebração do Dia de Santa Bárbara, o Tunnel Day deu ensejo a uma importante discussão técnica sobre tirantes e chumbadores. “O tema foi escolhido por se tratar de um assunto que desperta muitas dúvidas”, explica Werner Bilfinger, presidente do CBT.
“Reunimos profissionais muito experientes e constatamos que eles também têm dúvidas”, comenta Werner. “Este evento foi o pontapé inicial para uma iniciativa do CBT de sanar essas dúvidas. Vamos agora ampliar as discussões, criar um grupo de trabalho afim de produzir um documento com diretrizes sobre o assunto”.
Programação
O Tunnel Day começou com Flávio Henrique Lobato, associado ao CBT, contando a história de Santa Bárbara. Em seguida, para compor a mesa de abertura, o mestre de cerimônia, Akira Koshima, ex-presidente do Comitê, chamou Tarcísio Barreto Celestino, Eda Quadros, Werner Bilfinger, Adalberto Azevedo, Carlos Henrique Medeiros, Alessander Kormann, Lineu Ayres da Silva e Eduardo Ferreira Lafraia.
Cada presidente fez um rápido discurso antes do início das atividades do dia. Temas como a importância da integração entre as associações, o trabalho dos Comitês da ABMS e a relevância da iniciativa do CBT marcaram a abertura do Tunnel Day.
Tarcísio Celestino deu início às apresentações com a exposição dos projetos finalistas do ITA Awards, premiação da ITA que destaca os principais projetos de túnel. Celestino ressaltou a presença de projetos finalistas não apenas no continente europeu, onde sabidamente a cultura de túneis é mais disseminada. Ele chamou a atenção para o fato de que países com economias parecidas com a do Brasil também estão fazendo túneis de destaque.
Em seguida foi a vez de Werner Bilfinger, que apresentou a palestra Tirante – Projeto, Fabricação, Execução, Manutenção e Reparo, na qual mostrou os diferentes tipos de tirantes e chumbadores, suas vantagens e desvantagens, além do uso e a aplicação de cada um deles. No foto à direita, Werner Bilfinger.
Na sequência deu-se a parte principal do evento – os debates. Diferentemente do que costuma acontecer em eventos técnicos, o Tunnel Day priorizou a discussão e, por isso, esta parte do evento teve um formato diferenciado. Os integrantes da mesa não fizeram apresentações. Foi um espaço reservado especificamente para troca de experiências entre a mesa e a plateia.
A primeira mesa-redonda foi O Tirante no Contexto do Projeto de Túneis e Estruturas Subterrâneas. Mediada por Hugo Rocha, do Metrô de São Paulo e ex-presidente do CBT, a mesa foi formada por Sergio Fontoura, professor da PUC-Rio e fundador do CBT, Luis Eduardo Sozio, consultor, Danilo Gavasso, da Incotep, Cássio Luis Abeid Moura, da CPB e secretário geral do CBT, e José Heli de Almeida, da Toniolo, Busnello. A discussão teve intensa participação da plateia.
Após o coffee break, os debates continuaram, desta vez com a mesa-redonda O Tirante no Contexto da Obra de Túneis e Estruturas Subterrâneas. O mediador foi Argimiro Alvarez Ferreira, do Metrô de São Paulo e ex-presidente do CBT. Os convidados foram Carlos Eduardo Moreira Maffei, da Maffei Engenharia, Carlos Augusto Campanhã, da CJC, Daniel Canova Renosto, da Torcisão, Bruno Leonardo Rossi, da Brseal, e Luiz Guilherme Isfer Maciel, da Pedra Branca Escavações. A plateia também teve grande participação neste momento.
Coube a André Assis, professor da UnB e ex-presidente do CBT e da ITA, fazer as considerações finais do evento. Assis resumiu todas as informações do Tunnel Day com uma síntese que arrancou diversos elogios dos participantes. Em seguida, Eloi Palma, secretário executivo do Comitê, convidou os presentes a participar de grupos de estudo e revisões de normas técnicas dos quais o CBT faz parte.
Fernando Leyser, tesoureiro do CBT, apresentou os planos do Comitê para o próximo ano, que envolvem palestras técnicas, participação no WTC 2018, em Dubai, Ecos do WTC 2018, a primeira palestra Leonardo Redaelli e a segunda edição do Tunnel Day. No foto à esquerda, Fernando Leyser.
O CBT fez ainda uma homenagem a Marlísio Cecílio e Eloi Palma, presidente e vice-presidente do CBT Young Members, que deram início e levaram o grupo de jovens adiante nesta primeira etapa. Vanda Oliveira, secretária do Comitê, também foi lembrada e homenageada, recebendo o carinho de toda a Diretoria.
No encerramento, a mesa teve a mesma formação do início. Os presidentes das entidades parabenizaram o CBT pelo evento e já disseram esperar as próximas edições.
O evento terminou com um churrasco de confraternização.
O Tunnel Day e o Dia de Santa Bárbara
“O CBT saiu à frente do mundo ao criar o Tunnel Day”, afirma Tarcísio Celestino. “A ITA está incentivando os países membros a fazer o mesmo e celebrar a data. Acima de qualquer cunho religioso, é uma data de celebrar os túneis”. No foto à direita,Tarcísio Celestino.
Dia 4 de dezembro é o dia da comunidade tuneleira estar reunida e unida em prol dos túneis e de obras cada vez mais seguras.
“Sempre fui um entusiasta da celebração do Dia de Santa Bárbara”, conta André Assis. “Muito mais do que o dia da Santa, no entanto, é a confraternização em torno de um objetivo comum: estarmos juntos para fazer o túnel dar certo. É criar um ambiente em que todos estão conscientes de suas responsabilidades para o sucesso da obra”.
Em países onde o Dia de Santa Bárbara já é tradicionalmente comemorado, a celebração se estende às famílias. “Todos se reúnem, pois todos são envolvidos e impactados pela segurança do túnel. É um dia muito importante para a comunidade tuneleira do mundo inteiro”.
E foi por isso que o CBT criou, em 4 dezembro de 2017, o Tunnel Day. Reunir a comunidade tuneleira, promover debates técnicos para aprimorar a engenharia de túneis e celebrar as obras subterrâneas. “Gostei muito do evento como um todo. A parte técnica foi muito interessante e tivemos uma participação bastante expressiva da comunidade. O Tunnel Day atingiu as minhas melhores expectativas. Esperamos ter iniciado uma tradição no CBT!”.