As escavações para a expansão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo avançam com o uso da Tuneladora Shield, popularmente conhecida como tatuzão. A máquina iniciou, na primeira semana de janeiro, o trajeto em direção à futura estação Orfanato, localizada na Vila Prudente. O ponto de partida foi o canteiro de obras da estação Santa Clara, onde a tuneladora chegou em dezembro de 2024.
O percurso até a estação Orfanato tem 954 metros e inclui a passagem pelo poço de ventilação e saída de emergência (VSE) Madrid, situado entre os canteiros de Santa Clara e Vila Prudente. Além disso, a escavação passa sob a avenida Salim Farah Maluf, com uma cobertura de 15 metros.
A previsão é que o tatuzão chegue à estação Orfanato em março de 2025, seguindo depois até o poço VSE Falchi Gianini, onde será desmontado, marcando o fim da primeira fase dos trabalhos. A expansão da Linha 2-Verde conectará Vila Prudente à Vila Formosa até 2027, com previsão de futura extensão até a Penha.
O tatuzão que realiza a escavação desta fase do projeto é considerado o maior em operação na América Latina. Com dimensões impressionantes, a tuneladora possui uma roda de corte de 11,66 metros de diâmetro, estrutura de aproximadamente 100 metros de comprimento e peso de cerca de 500 toneladas.
Leia a matéria completa no site do jornal Folha de Vila Prudente.