Desenvolvendo um bem-sucedido trabalho de aproximação com estudantes de engenharia civil e jovens engenheiros com menos que 35 anos, o Grupo Young Members do CBT teve presença marcante no Tunnel Day, que contou com expressiva participação dos jovens na audiência e nas apresentações.
“O grupo é uma porta de acesso ao mercado”, explicou Guilherme Gianotti, diretor do CBT e integrante do Young Members. “O Tunnel Day possibilitou aos jovens tuneleiros um contato muito produtivo com os engenheiros e técnicos que trabalharam na Ferrovia do Aço”, apontou. “Aprendemos muito e ainda tivemos a oportunidade de aproximação com esses profissionais mais experientes”
Maristela Sehn, presidente do CBTYM, apresentou no evento um panorama da obra da Ferrovia do Aço. “Apesar de ter ficado inconclusa, a obra teve um significado muito grande para a engenharia geotécnica no Brasil, pois consolidou o método de escavação NATM”, disse ela. “O Tunnel Day foi espetacular para trocas de experiências”.
Investindo na realização de diversas atividades, como visitas técnicas e palestras em universidades, o Young Members tem crescido muito nos últimos anos. Segundo Victor Augusto Ribeiro Lima, vice-presidente do Comitê, “um eixo importante de atuação do grupo é a democratização do ensino dos túneis para jovens que têm pouco acesso a essa disciplina”.
Ele lembra que neste ano o grupo conseguiu abordar sete universidades e realizar duas visitas técnicas em obras do metrô, mostrando aos jovens a complexidade que é resolver todos os desafios de uma obra subterrânea.
Veja a íntegra das entrevistas que realizamos com a diretoria do CBTYM.