Entre os dias 1 e 4 de outubro, foi realizado o 1º Simpósio Internacional de Concreto Projetado com Fibras para Mineração Subterrânea (InFUM 2023). Organizado pela PUC-Rio, com apoio do Comitê Brasileiro de Túneis (CBT), o evento contou com a participação de importantes nomes do CBT: Tarcisio Barreto Celestino, ex-presidente da International Tunneling Association (ITA) e do CBT, Enrique Vega Leon, atual secretário geral, e Cassio Moura, diretor ad hoc.
A primeira edição do simpósio teve como chairman o professor Flavio de Andrade Silva e reuniu profissionais de todos os setores relacionados a aplicação, projeto e pesquisa em concreto projetado reforçado com fibras focados na indústria de mineração subterrânea. O evento trouxe grandes nomes do Brasil e do exterior, tais como Tarcisio Barreto Celestino, Alun Thomas, Tom Melbye, Antonio Figueiredo, Marc Jolin, entre outros. “Tanto os palestrantes como a plateia foram da mais alta qualificação técnica e relevância no mercado da mineração. Representando as maiores mineradoras no Brasil, a indústria periférica que produz insumos, importantes consultores e acadêmicos”, diz Enrique Leon.
Entre os 19 palestrantes, também se destacam os professores Albert de la Fuente Antequera e Barzin Mobasher, da UPC Barcelona TECH e da Arizona State University, respectivamente. “Fiquei impressionado com o número de especialistas de alto nível presentes no simpósio. Considero notável também a qualidade da assistência, formada quase que na totalidade por jovens profissionais envolvidos nos principais projetos de mineração subterrânea atualmente em curso no Brasil”, afirma Cassio Moura.
O engenheiro realizou uma palestra sobre “Practical aspects for the application of fiber reinforced shotcrete”. “O uso de concreto projetado reforçado com fibras tem crescido quase que exponencialmente, graças à economia de tempo no ciclo de construção e segurança que a solução traz”, acredita Moura.
Enrique Vega Leon trouxe à audiência a geomática e suas tecnologias mais atuais. O tema discutido em sua apresentação foi “Tecnologias geoespaciais aplicadas em escavações e estruturas subterrâneas”. Já Tarcisio Celestino, além de abordar o tema “Characteristics of sprayed concrete for optimum underground support” em sua palestra, também ministrou a 5ª sessão de apresentações, no segundo dia de evento.
“A mineração subterrânea é um setor de extrema relevância na economia nacional e grande produtor de túneis, tanto em comprimento como em volume escavado. As empresas parceiras e os profissionais associados participam ativamente dessa cadeia produtiva e do desenvolvimento de novas tecnologias”, afirma Enrique Leon, destacando a importância da participação, promoção e apoio do CBT ao evento.