No dia 23/6, o Young Members do CBT realizou uma visita técnica às obras da Estação Santa Isabel, localizada na Linha 2 – Verde do Metrô de São Paulo. A visita contou com 20 participantes do grupo de jovens, entre eles estudantes e profissionais da área da engenharia civil e geologia.
Após participar de uma palestra sobre as etapas e desafios da obra, o grupo visitou o poço da estação e pode analisar de perto os túneis que irão comportar as plataformas e os trens de metrô.
Os estudantes que acompanharam a visita mostraram satisfação em relação aos temas abordados. “Como estudante de Engenharia Civil, é interessante ver os conceitos que aprendo em aula, relacionados a estruturas e solos, aplicados na prática”, diz Vitor Scovoli, estudante do Instituto Mauá de Tecnologia. “Ao mesmo tempo, na visita tive a oportunidade de ver conceitos que não são ensinados na faculdade, com instalação de cambotas, tratamento de frente e métodos de escavação”.
O grupo também se surpreendeu com a complexidade da obra. “A visita foi uma oportunidade excelente para entender a dimensão de uma obra subterrânea com características complexas e incomuns, em que os desafios relacionados à geometria da estrutura e geologia local requerem soluções de engenharia e tecnologias avançadas”, afirma Victor Lima, engenheiro da Themag Engenharia.
A visita foi uma oportunidade para o grupo analisar a prática de perto, proporcionando o desenvolvimento profissional e a elevação do conhecimento dos jovens tuneleiros.
Obras da Estação Santa Isabel
A Estação Santa Isabel faz parte do projeto de expansão da Linha 2 – Verde, uma das linhas mais importantes do sistema metroviário da cidade. A estação tem aproximadamente 40 metros de profundidade e terá sete níveis internos, conectados por 21 escadas rolantes e quatro elevadores. O ponto de embarque fica na Vila Carrão, Zona Leste de São Paulo. As obras de extensão da Linha 2 – Verde até Guarulhos beneficiarão 1,3 milhões de pessoas. É uma obra de grande monta e sua inauguração está prevista para 2026.