Com investimento previsto de R$ 3,7 bilhões até 2023, o projeto do Contorno Viário de Florianópolis é considerado uma das maiores obras de infraestrutura do país. Conduzida pela Concessionária do trecho rodoviário que liga as capitais Curitiba-PR a Florianópolis-SC, a Autopista Litoral Sul, a obra irá desviar o tráfego de um dos principais trechos da BR-101/SC com a construção de um corredor de 50km de extensão em pista dupla. Ganham com isso os moradores da Grande Florianópolis, graças à redução do trânsito e à fluidez maior nos deslocamentos urbanos, e os motoristas de longa distância. O projeto prevê a construção de quatro túneis duplos, além de seis acessos por trevos, sete pontes e mais de 20 passagens em desnível.
Túneis do projeto
O Contorno de Florianópolis terá quatro túneis duplos. Os túneis 1 a 3 serão construídos no Trecho Sul e o túnel 4, entre os trechos Sul e Norte. Em dezembro de 2020, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) autorizou a assinatura do Termo Aditivo que permitiu o início das obras do Trecho Sul.
Duas construtoras serão responsáveis por essa nova etapa da obra: a Camargo Correa Infra e o Consórcio Túneis Litoral Sul. Novas etapas da obra estão sendo divulgadas pelo site oficial do projeto. Acompanhe pelo site: https://www.contornodeflorianopolis.com.br/
Com informações do Ministério da Infraestrutura e da Arteris