A Ferrovia foi uma das pioneiras no uso de NATM no Brasil, com 81 túneis.
O Webinário CBT recebeu no último dia 5/8 o engenheiro Carlos Serman. Professor e coordenador da área de Construção Civil no Curso Técnico de Estradas do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), Serman falou sobre a “Ferrovia do Aço”. Na década de 70, a obra foi considerada um dos processos mais tecnológicos do Brasil. O engenheiro Cássio Moura, diretor ad hoc do CBT, foi quem intermediou o debate.
Serman iniciou a apresentação contando um breve histórico da Ferrovia do Aço, obra na qual ele também trabalhou. Ela foi uma das pioneiras no uso de NATM no Brasil e considerada um dos processos mais tecnológicos do país. A Ferrovia do Aço foi responsável por proporcionar o avanço das escavações de túneis viários, principalmente das rodovias.
O engenheiro explicou que a ideia era interligar os três grandes centros econômicos da época: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A construção vai de Belo Horizonte (MG), até Volta Redonda (RJ). No total, a Ferrovia tem 81 túneis e 109 viadutos e pontes.
A Ferrovia do Aço possui o maior túnel ferroviário do Brasil, o Tunelão, com 8,6 km de extensão. Durante a construção, Serman relatou que foram montadas duas linhas ferroviárias dentro dele, com intuito de levar e trazer materiais que foram escavados. Por conta disso, a seção transversal do Tunelão foi maior do que todos os outros túneis da obra de linha singela.
Ao final da apresentação, o engenheiro respondeu todas as perguntas dos internautas e debateu com Cássio Moura alguns pontos questionados pelos participantes durante o Webinário.
Assista à gravação:
Imagem: keithbwinn/iStock.com