Inciativa une CBT e CBMR para Webinário sobre “Estruturas Subterrâneas em Rocha para Mineração”, com o engenheiro Lineu Ayres.
A parceria entre o Comitê Brasileiro de Túneis e o Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas (CBMR) resultou no Webinário CBT-CBMR, realizado no dia 10/9. Para proferir palestra, foi convidado o engenheiro de minas Lineu Azuaga Ayres da Silva, presidente do CBMR. O tema da apresentação foi “Estruturas Subterrâneas em Rocha para Mineração”. Jairo Pascoal Junior, presidente do CBT, fez a mediação do evento, que foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do Comitê Brasileiro de Túneis.
Jairo Pascoal falou sobre a parceria entre os dois Comitês da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS). Lineu Ayres confirmou a pretensão de “unir os interesses técnicos do CBT e do CBMR”.
Ao iniciar a apresentação, Lineu explicou que o objetivo da palestra era realizar um paralelo entre a escavação de túneis e a lavra de minas, mostrando a diferença na aplicação dos conceitos de Mecânica das Rochas e Engenharia de Rochas. “A mecânica de rochas é uma só”, disse. “Mas durante a aplicação, a finalidade específica da obra ou do serviço pode ser bem diversa”.
Dando base ao tema, o palestrante apresentou as diferenças entre “estrutura da rocha”, “estrutura em rocha” e “estrutura rochosa” e falou sobre a importância do mapeamento da estrutura geológica no projeto. Assim, ele explicou a diferença entre o túnel em rocha e as estruturas subterrâneas de mineração, e sobre as tensões de campo e tensões induzidas.
Para se referir as características dos maciços rochosos, Lineu falou sobre a necessidade da investigação preliminar e, então, de um detalhamento dos parâmetros de caracterização, que ele apresentou em seguida.
Outro tema abordado pelo palestrante foram as escavações singulares e múltiplas, além do desenvolvimento da mina e dos métodos clássicos de lavra subterrânea, dando exemplos de casos de obras.
Ao final, os presidentes dos Comitês se uniram para responder as perguntas dos internautas, que deixaram muitos elogios à iniciativa e ao palestrante.
Assista ao Webinário CBT-CBMR completo aqui:
Imagem: Alexey Dozmorov/iStock.com