O engenheiro e diretor do CBT, Eloi Angelo Palma Filho, realizou uma apresentação sobre túneis durante a 3ª Semana de Planejamento do DNIT, que ocorreu entre os dias 11 e 13/06 em Brasília. O seminário recebeu técnicos, engenheiros e interessados para palestras e debates sobre construção, manutenção e supervisão de obras do setor público.
Dentro do tema de OAE (Obras de Arte Especiais), Eloi fez uma apresentação sobre “A inserção dos túneis como elemento de planejamento das grandes obras de infraestrutura”, dando destaque à viabilidade da construção e uso de túneis. O diretor do CBT abordou ainda outros aspectos das grandes obras. Explicou não sobre os métodos e técnicas de construção, mas sobre os benefícios da utilização dos túneis. “Chamou a atenção das pessoas, porque ninguém tinha falado sobre isso até então”, conta Eloi. “Não podemos começar achando que é uma obra cara. É uma obra de alto valor agregado e a melhor solução para certos problemas”.
O evento está em sua 3ª edição e contou com mais de 900 inscritos. “O público tem aumentado ao longo do tempo”, observa Eloi. “As empresas podem mostrar as tecnologias e equipamentos novos e a plateia é muito receptiva”. Ao todo foram 51 palestras, dois workshops e um minicurso, além dos diversos estandes montados.
O DNIT, organizador do evento, é o órgão responsável pela manutenção, ampliação, construção, fiscalização e elaboração de estudos relacionados ao Sistema Federal de Viação.
Eloi Angelo Palma Filho é engenheiro civil pela Unochapecó-SC, mestre em Engenharia de Minas pela UFRGS de Porto Alegre (RS) e servidor do DNIT desde 2007. Cedido pelo DNIT à EPL desde 2013, coordenou atividades relacionadas aos túneis da Ferrovia de Alta Velocidade Rio – São Paulo – Campinas e agora participa dos processos relacionados à concessão de rodovias federais.