Uma das soluções mais apropriadas às condições geológicas e geotécnicas em áreas de solo mole é o Jet Grouting. Para explicar melhor essa técnica, que consiste na injeção de jatos horizontais e em alta velocidade de calda de cimento no solo, o engenheiro Akira Koshima, presidente do CBT de 2003 a 2006, apresentou a palestra “O Uso do Jet Grouting em Solos Moles – obras no Sul”, de 27 a 30/08, em quatro cidades do Sul: Curitiba (PR), Joinville (SC), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS).
Foram apresentados conceitos, propriedades, evoluções e projetos da técnica implantada nos anos de 1980 com a empresa Novatecna, onde Akira Koshima é gerente técnico. Além disso, o ex-presidente do CBT abordou obras de escavação profunda em solos moles argilosos ou arenosos, construção de moega rodoferroviária, e cortina de vedação com Jet Grouting para uma barragem. (À direita, Graciele, presidente do NRPS, Akira e Giancarlo, tesoureiro do NRPS, em Florianópolis).
A interatividade da plateia, com discussões sobre as obras que utilizaram ou não o Jet Grouting, resultaram em quase duas horas de debate nas quatro sessões. Engenheiros, professores universitários, estudantes de pós-graduação, projetistas, construtores e consultores foram prestigiar Koshima.
A cidade de Joinville (SC), que também será sede do GeoSul, teve a maior presença de público, com quase 100 participantes. As demais cidades – Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre – receberam cerca de 50 pessoas.
Akira Koshima finaliza as quatro palestras no Sul do país muito contente e grato pela presença de seus amigos e pelo networking estabelecido. “Essa relação deve ser cultivada para uma difusão cada vez mais intensa com a nova geração e como a comunidade geotécnica das diversas localidades”. (À esquerda, auditório de Joinville-SC).
Com 39 anos de experiência e obras marcantes como a estabilização do maciço no túnel Morro Alto (RS) e as estruturas enterradas em retro na área portuária e o aprofundamento de Calado de Cais, Koshima afirma que os cuidados executivos na técnica são essenciais. Além disso, ele destaca a relevância da pesquisa prévia de alguns tipos de solos moles especiais, orgânicos e turfosos, que podem ter acidez forte, inibindo a reação com cimento. O engenheiro também ressalta a importância de continuar divulgando a tecnologia do Jet Grouting e de apresentar os casos das obras que parecem ser de domínio geral e que podem adicionar novas informações aos interessados.
Na segunda quinzena de novembro, Akira Koshima vai abordar o tema novamente, desta vez no curso “Condicionamento de Maciços Fracos para Escavações Subterrâneas com diversas técnicas com ênfase no Uso do Jet Grouting”. O evento será realizado pelo CBT, com apoio da Escola Politécnica da USP. Mais informações serão divulgadas em breve.