Reunindo toda a comunidade tuneleira nacional, o CBT orgulha-se do trabalho realizado em favor da sociedade brasileira e da comunidade técnica durante essas quase três décadas.
A entidade manteve, ao mesmo tempo, contato permanente com o meio técnico internacional, especialmente através da ITA (Associação Internacional de Túneis e do Espaço Subterrâneo), que reúne os mais qualificados profissionais e acadêmicos ligados ao universo dos túneis no mundo.
A proximidade com a comunidade internacional evidenciou-se com a eleição em 1999 do engenheiro André Assis para a Presidência da ITA, que antes fora presidente do CBT, e a escolha do engenheiro Tarcísio Barreto Celestino para presidir a mesma entidade na atual gestão.
Entre as conquistas do Comitê está a edição em 2006 do livro Túneis do Brasil, que aborda a história da engenharia tuneleira do país e que contou, para a sua produção, com a efetiva participação de dezenas de especialistas em túneis de todo o país. Ainda hoje a leitura da obra é considerada indispensável àqueles que querem aprofundar-se na área.
Em 2009, o CBT tornou-se sócio fundador do Comitê de Formação e Treinamento da ITA (ITACET), responsável pela promoção de cursos de especialização em túneis para empresas e países de todo o mundo.
A importância da atuação dos jovens profissionais da área de túneis também foi consolidada com a criação do Grupo de Jovens Tuneleiros (CBT Young Members) em 2015. O grupo conta hoje com 597 participantes, tornando-se uma grande rede de disseminação de conhecimento entre estudantes e engenheiros, além de proporcionar contato entre especialistas e novos talentos.
Em relação aos grandes eventos promovidos pelo CBT, os destaques foram a realização dos quatro Congressos Brasileiros de Túneis (em 2004, 2008, 2012 e 2017) e dos dois Congressos Internacionais de Túneis (World Tunnel Congress) nos anos 1998 e 2014 – além de outros inúmeros seminários, palestras, conferências e demais eventos realizados pelo Comitê no Brasil.
Este é, naturalmente, um resumo de todos esses anos de atividades. A Diretoria do CBT, presidida pelo engenheiro Werner Bilfinger, reconhece que nenhuma dessas realizações teria sido possível sem o engajamento dos profissionais, estudantes, acadêmicos e empresas associadas ao CBT que tanto trabalham para o avanço da engenharia de túneis e obras subterrâneas no país.
A Diretoria do Comitê agradece e cumprimenta todos os seus associados por esses 28 anos voltados à disseminação da cultura de túneis em nosso país. Parabéns, Tuneleiros! Parabéns, CBT!