Fundado em 1990, o Comitê Brasileiro de Túneis comemora neste dia 8 de novembro seus 27 anos de fundação. Reunindo acadêmicos, profissionais e empresas do setor, o CBT foi criado com o objetivo de discutir e disseminar conhecimento sobre túneis e o uso do espaço subterrâneo e difundir conceitos e aplicações de soluções subterrâneas como resposta aos desafios de infraestrutura das cidades e de outras áreas do país, privilegiando a segurança e o bem-estar da população.
Hoje, o CBT congrega 131 profissionais, 23 empresas e 124 estudantes, além dos mais de 520 Young Members – grupo de jovens tuneleiros criado em 2015.
Confira o vídeo de homenagem ao Comitê e a toda comunidade tuneleira do Brasil:
Presidentes e contribuições
O Comitê Brasileiro de Túneis é uma entidade técnico-científica ligada à Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS). Seu primeiro presidente foi o engenheiro Sergio Fountoura, que ficou à frente da entidade de 1991 a 1994. Desde então, o teve mais cinco presidentes, os engenheiros Argimiro Alvarez Ferreira, André Assis, Akira Koshima, Tarcísio Barreto Celestino e o geólogo Hugo Cássio Rocha, sendo atualmente liderado pelo engenheiro Werner Bilfinger.
Dois de seus ex-presidentes também ocuparam a presidência da Associação Internacional de Túneis e do Espaço Subterrâneo (ITA), que congrega profissionais de túneis em mais de 70 países: o engenheiro André Assis e o engenheiro Tarcísio B. Celestino, que preside atualmente a entidade internacional.
A presença brasileira na ITA trouxe grandes contribuições à comunidade tuneleira mundial. Em 2009, o CBT se tornou um dos fundadores da FUNDAÇÃO ITACET, Fundação para Educação e Treinamento em Túneis e Uso do Espaço Subterrâneo.
Congressos e eventos
Nesses 27 anos de história, o CBT realizou grandes eventos propostos a reunir e disseminar conhecimento à comunidade técnica.
Foram quatro Congressos Brasileiros de Túneis, que aconteceram nos anos 2004, 2008, 2012 e 2017. O último, realizado em São Paulo nos dias 3 a 5 de abril deste ano.
O CBT também já organizou dois World Tunnel Congress, evento da ITA que é considerado o maior da área de túneis e espaços subterrâneos do mundo. Os WTCs foram realizados no Brasil em 1998 e 2014. O mais recente aconteceu em Foz do Iguaçu (PR) e recebeu mais de 1.400 participantes.
Outro grande evento realizado pelo Comitê é o SIMES – Simpósio Internacional de Impermeabilização de Estruturas Subterrâneas. Sua segunda edição aconteceu em 2015 em São Paulo.
Além destes, incontáveis outros eventos técnicos como cursos, palestras, workshops, seminários e simpósios também já foram e ainda são realizados.
Conquistas
O livro Túneis do Brasil, lançado em 2006, foi outra grande realização do Comitê Brasileiro de Túneis. O objetivo foi o de contar a história da engenharia tuneleira do país. Para isso, o CBT contou com a participação de toda a comunidade de profissionais de túneis do Brasil. O livro reuniu e revelou coisas que até os especialistas desconheciam antes da publicação.
Já em 2015, o Comitê criou oficialmente o seu Grupo de Jovens Tuneleiros (CBT-YM). Focado em atingir acadêmicos, profissionais, pós-graduandos e estudantes, de até 35 anos de idade, interessados em ingressar na área tuneleira, alguns dos objetivos do grupo são: divulgar a utilização do espaço subterrâneo e as atividades da indústria de túneis para as novas gerações e possibilitar o desenvolvimento profissional e a elevação do conhecimento de seus integrantes. O grupo é liderado atualmente pelo engenheiro Fernando Abreu e conta, hoje, com 523 young members.
Prêmio José Carlos de Figueiredo Ferraz
Além de atuar para promover a troca de conhecimentos e fortalecer a cultura tuneleira no país, o Comitê Brasileiro de Túneis também se preocupa em destacar os bons trabalhos realizados na área.
Por isso, o CBT divulga a segunda edição do Prêmio Figueiredo Ferraz, criado em 2017. A premiação tem como objetivo incentivar a produção de trabalhos de graduação nas áreas de projeto e construção, operação, manutenção e reforço de túneis, obras subterrâneas e planejamento do espaço subterrâneo, para as várias disciplinas que envolvem a prática das estruturas subterrâneas.
As inscrições estão abertas e vão até 15 de janeiro de 2018. Saiba mais aqui!
Homenagem
O Comitê Brasileiro de Túneis sabe que seu sucesso se deve, principalmente, ao trabalho árduo dos profissionais que acreditam na proposta da entidade. Sem a confiança desses membros, os 27 anos do Comitê não estariam repletos de grandes realizações e contribuições para a sociedade.
Por isso, o CBT presta seus cumprimentos a todos os profissionais que acreditam nas soluções subterrâneas e levam à frente as ideias da comunidade tuneleira.